Portal Live

Portal Live

Eder Celloni – Negócios baseados em princípios

Edição completa (Clique aqui): www.portallive.com.br

Há um ditado que diz que nenhuma empresa é melhor do que seu administrador. E é verdade — assim como também é verdadeira a afirmações de que nenhuma pessoa é melhor do que os valores que cultiva. Eder Carlos Celloni é uma prova viva de que os negócios podem, sim, refletir a abundância que o empreendedor carrega em seu coração. Tendo Deus, família, trabalho e serviço ao próximo como suas prioridades na vida, seu sucesso nos mostra que é possível alcançar relevância nacional sem abrir mão de princípios pessoais.

 

 

Quem conhece Eder Celloni como um dos maiores empresários da área de tecnologia do Centro-Oeste talvez não imagine, mas sua história começou no interior do interior do Mato Grosso, na zona rural de São José do Rio Claro. Criado num pequeno sítio, passou a infância sem energia elétrica em casa, auxiliando seus pais e avós paternos no serviço diário desde pequeno. Ele poderia ter seguido a vida como produtor rural, mas uma pequena TV movida a bateria ajudou a plantar em seu coração um sonho muito diferente.

 

Eder e sua família assistiam a duas horas de TV por dia.

“Esse era o tempo que a bateria do aparelho durava, então sempre assistíamos ao Jornal Nacional e à novela”, relembra. Numa noite, viu uma reportagem que alteraria profundamente suas perspectivas: uma notícia sobre a chegada dos primeiros computadores de uso pessoal ao Brasil. O pequeno Eder ficou deslumbrado com aquilo, e ele sabia desde aquele momento que era com tecnologia que iria trabalhar no futuro.

 

Aos 14 anos, já era registrado como empacotador de um supermercado. Após uma negociação no trabalho e um empréstimo da mãe, Aparecida, Eder comprou seu primeiro computador — foi apenas a primeira conquista no caminho para seu sonho. Com a ajuda de seu empregador à época, Marcelo, da Pacto Sistemas, ele adquiriu dezenas de livros e revistas sobre computadores e tecnologia. Estudou com afinco em todo tempo livre que podia e, aos 15 anos, já prestava serviços como TI nas maiores empresa e prefeitura na cidade. Depois, com 18 anos, montou sua própria loja de informática: a Infocell, sendo a primeira loja de informática da cidade de São José do Rio Claro – MT.

 

Nessa época, Eder começou a namorar a Patrícia. Os dois passaram então a sonhar juntos e compartilhar objetivos, o que os levou a serem não apenas companheiros de matrimônio, mas também parceiros de negócios. Juntos, venderam a Infocell, moraram um tempo em Diamantino e depois foram para o Paraná, onde Eder trabalhou como consultor empresarial para a Brasil Telecom e desenvolveu o desejo de montar seu próprio provedor de internet. Isso, porém, só se concretizou quando o casal voltou para São José do Rio Claro.

 

Negócios podem, sim, refletir a abundância que o empreendedor carrega em seu coração.

 

 

 

Em sua terra natal, Eder readquiriu a loja de informática e conseguiu montar o tão sonhado provedor de acesso à internet na cidade. No começo, com recursos ainda escassos, o empresário comprou uma torre usada e montou uma infraestrutura simples, que funcionava em sua casa mesmo: ali nascia a Master Telecom. Eder trabalhava na loja de informática e, após o expediente, se dedicava a fazer as instalações de novos clientes, resolver problemas, cuidar do administrativo e “garimpar” informações que contribuíssem com seu negócio. Não foram poucas as madrugadas que passou trabalhando.

 

 

Esse esforço todo logo fez com que a Master se tornasse o serviço principal de Eder. Em poucos anos, a empresa ganhou relevância no cenário nacional e, em 2015, recebeu o prêmio de negócio mais inovador no segmento de internet rural com energia fotovoltaica no Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações. Concorrendo com empresários de todo o país, Eder recebeu a premiação das mãos da presidente do BNDES. Após quase uma década de trabalho duro, a Master se tornou o provedor com a maior rede do estado do Mato Grosso, com mais de 7 mil km de cabos, cobertura em 49 municípios e mais de 100 mil usuários atendidos.

 

 

No meio desse caminho, Eder adotou Nova Mutum como sede da sua empresa e transformou-a na primeira cidade do Centro-Oeste com disponibilidade total de internet em fibra ótica. “Todo ano eu ia a São Paulo nos eventos da área, via quais as tendências por lá e as trazia de imediato para Mutum, estando sempre um ou dois passos à frente da concorrência”, conta Eder.
Após tornar a Master Telecom o provedor de internet mais relevante do Mato Grosso, Eder fundiu a empresa com outras 12 operações de Goiás e Brasília, passando a fazer parte do projeto formando a AllRede Telecom, da qual é sócio investidor e que é hoje a maior empresa de telecomunicações do Centro-Oeste e a 17ª do Brasil.

 

 

Em sua visão, cada setor desempenha um papel crucial e complementar no fortalecimento da comunidade, promovendo não apenas o crescimento econômico, mas também o bem-estar social e a resiliência ambiental. Foi pensando nisso que ele, sua esposa e alguns sócios criaram o Grupo Celloni.

 

Com o grupo, Eder expandiu sua atuação para áreas como a educação, o mercado imobiliário, a construção civil, a indústria e a consultoria empresarial. Assim, se uniu em sociedade à Escola Exponencial e fundou empresas como a Vibra Imobiliária, Vibra Construtora e a Vibra Artefatos — negócios com potencial para enriquecer o cenário cultural e comercial de Nova Mutum. Além disso, está envolvido com a Near Consultoria, empresa especializada em gestão de processos e pessoas. Além disso, ocupa a 7ª posição no ranking nacional dos provedores que lideram suas áreas de cobertura e recebeu o prêmio da Abrint (maior associação de provedores da américa latina) como melhor internet de 2023.

 

Qualquer pessoa simplesmente movida por dinheiro que estivesse nessa posição poderia achar que estava na hora de parar e colher os frutos de tamanha dedicação. Mas Eder é um empresário movido por princípios e valores. Ele poderia optar por qualquer lugar para morar, mas escolheu permanecer em Nova Mutum, sua cidade do coração, e aqui montar seus próximos empreendimentos: negócios que impactarão positivamente o desenvolvimento da cidade e o bem-estar de seus moradores.

 

“Acredito que o desenvolvimento de uma cidade deve ser sustentável e integrado, dependendo de um ecossistema robusto e interconectado. Acredito que o ambiente de Nova Mutum é propício para startups e empresas criarem oportunidades de emprego qualificado, complementando nossos esforços. Estou disposto a investir recursos, energia e tempo para contribuir com o desenvolvimento sustentável e integrado desta cidade que tanto nos acolheu” , finaliza.

 

Clique aqui e assista os depoimentos:

Depoimento

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima