O vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) realizou na noite desta quarta-feira (20), uma sessão especial para homenagear médicos ortopedistas com trajetórias de vidas inspiradoras, tanto por suas belas carreiras profissionais, quanto por suas contribuições com o desenvolvimento e saúde de Cuiabá.  O evento foi realizado em alusão ao ‘Dia do Médico Ortopedista’ (celebrado no dia 19 de setembro).
Ao destacar sua satisfação em realizar a cerimônia para conceder cerca de 100 Moções de Aplausos, Luiz Fernando que também é ortopedista, destacou que os colegas de classe foram escolhidos com muito critério, cuidado e consideração.
“Com mais de 20 anos de profissão, me sinto muito honrado e privilegiado em pode realizar esta sessão solene para homenagear a minha classe. Sabemos que as pessoas que aqui estão, prestaram relevantes trabalhos a Cuiabá, contribuindo com o seu desenvolvimento e colaborando de maneira singular na saúde e bem-estar da população”, proferiu o parlamentar.
No evento, marcado por momentos emocionantes, os homenageados compareceram acompanhados por familiares e amigos.  Da primeira turma de residentes de Ortopedia de Cuiabá, a Drª Mara Cristina da Silva Gonçalves, lembrou sua trajetória, inclusive a vitória de passar de primeira na prova SBOT: um exame que é realizado para conferir o título de especialização na área de ortopedia e traumatologia, que segundo Mara, significa um selo de qualidade no final da residência.
“Estou muito agradecida ao Dr. Luiz Fernando que se lembrou da gente. 90% da ortopedia é representada por homens, para vocês terem uma ideia, Cuiabá só possui quatro mulheres ortopedistas, então ser reconhecida nesse meio me deixa muito feliz. Essa homenagem é como se fosse um selo indicando que foi muito válida, cada batalha enfrentada”, disse Mara ao agradecer também seus pais que estavam presentes na solenidade.  Na mesma linha de raciocínio, ortopedista Vitor Saverio Spalatti, estendeu a homenagem a todos os colegas da categoria que atuam em Cuiabá e agradeceu ao vereador pela lembrança.
O Dia do Médico Ortopedista
Celebrada em 19 de setembro, a data foi escolhida em homenagem a fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Pela sua expressão e relevância na área da ortopedia, a SBOT tornou-se uma das maiores instituições de Ortopedia e Traumatologia da América Latina, e uma das maiores do mundo.  O Exame para obter o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT), além do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, são referências mundiais.
Os ortopedistas são médicos responsáveis pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças no aparelho locomotor, como as que afetam o funcionamento de músculos, tendões, ossos, ligamentos e articulações do corpo humano.
Da Assessoria
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT