Edição completa (Clique aqui): www.portallive.com.br
Proprietários da Dona Ótica revelam como a vinda para cuidar do Ministério da Igreja do Evangelho Quadrangular em Nova Mutum fez renascer o empreendedorismo no casal que, após anos de dedicação exclusiva em cuidar e salvar vidas na fé cristã, retornaram às atividades comerciais e hoje dividem as tarefas da igreja com as de empresários na Dona Ótica.
A história do casal de pastores e empresários Erika Hoelzle Bretas e Beto Bretas é uma daquelas repletas de curiosidades, experiência de vida espiritual e empreendedorismo. Na trajetória de vida, eles colecionam mistérios da fé e muita entrega as suas ovelhas (pessoas que congregam da mesma fé). Uma delas impressiona até mesmo quem não tem crença alguma, como o fato de Erika ser estéril e, mesmo assim, ter gerado três filhos: Luiza (26), Samuel (24) e Sofia (22). “Engravidei com sete anos de casada. Era estéril e ter meus três filhos foi um verdadeiro milagre que Jesus fez”, relembra a Pastora Erika com os olhos brilhando de alegria e emoção.
Foram os milagres amparados na fé em Cristo Jesus que fizeram do casal um dos maiores líderes cristãos em Nova Mutum. A vinda deles, há cinco anos, foi fruto de uma resposta que o Pastor Beto obteve como resultado de uma ‘conversa com o Espírito Santo’. “Fiz um voto de orar durante um ano todos os dias no alto de uma montanha em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Quando completaram 40 dias orando, pedi um direcionamento que aliasse o trabalho de pastor ao amor pelo empreendedorismo no ramo de ótica. Quando concluí a oração, um amigo telefonou, perguntou o que eu fazia no monte e, ao ficar sabendo do propósito do voto, me sugeriu que entrasse em contato com o presidente da Igreja Quadrangular do Mato Grosso, pois poderia haver uma vaga para o ministério em nosso Estado.
Liguei imediatamente e recebi uma notícia inesperada! Havia uma vaga e era em Nova Mutum!
“Naquele mesmo momento, aquilo foi um choque para mim, porque eu não tinha uma expectativa sobre o Mato Grosso, muito menos tinha ouvido falar numa cidade chamada Nova Mutum. No primeiro momento, eu fiquei meio assustado, mas, ao chegar em casa, o coração da Pastora Erika se abriu e nós começamos a procurar informações sobre a cidade de Nova Mutum. Conseguimos uns poucos artigos a respeito e ali vimos que era uma resposta de Deus para minhas orações”, frisa Beto Bretas.
RECEIO DE DEIXAR A CIDADE GRANDE
O receio maior em vir para Nova Mutum, no interior do Mato Grosso, era a troca de uma cidade grande, de quatro milhões de habitantes, toda estruturada, por uma cidade pequena e desconhecida pelo casal e seus três filhos, como conta a Pastora Erika. “Tinha um problema cardíaco grave na época, e essa mudança gerou uma insegurança. Nossa preocupação era como iríamos tratar essa enfermidade numa cidade tão pequena. Hoje já fiz a primeira cirurgia cardíaca e aguardo agora o tempo certo para a segunda e última!”
“Não imaginava que existia uma cidade desse tipo no Brasil. Quem sai de Belo Horizonte não consegue dimensionar uma qualidade de vida como temos em Nova Mutum, uma cidade linda, pujante e estruturada.”
Hoje, o casal é totalmente apaixonado pela cidade, possui inúmeros amigos, muitos fiéis na igreja e diversos trabalhos sociais impulsionados pelo trabalho como pastores e empresários. Trabalhos esses que fizeram o Pastor Beto ser agraciado com o título de Cidadão Honorário Mutuense. O filho Samuel e a filha Luiza possuem uma empresa de marketing na cidade, a CHESS Marketing Empresarial, e a caçula, Sofia, trabalha com os pais na Dona Ótica.
Se vê que o empreendedorismo está na veia da família, que sempre esteve à frente de vários negócios na cidade de Belo Horizonte. Foram proprietários da mais antiga ótica do Estado de Minas, a Ótica Rochester, comprada pelo casal em 1997, quando a empresa já contabilizava 50 anos de existência. Tiveram panificadora, indústria de pães embalados e até uma indústria de sorvetes. “O empreendedorismo corre em nossas veias, tanto a minha família quanto a do Beto, tem a tradição empresarial, nossos pais e nossos avós, todos vieram do ramo empresarial”, disse Erika.
UMA VIDA DE ENTREGAS E MUDANÇAS
A vida ministerial trouxe ao casal de pastores empresários suas próprias recompensas e desafios. Antes da chegada a Nova Mutum, o pastor Beto Bretas e a pastora Erika assumiram uma igreja no bairro das Palmeiras, em Belo Horizonte, onde ficaram liderando por um ano. Nesse período, deixaram as lojas que possuíam na cidade para se dedicarem por completo ao Ministério Quadrangular. Segundo o casal, foi uma época em que testemunharam grandes feitos, muitos milagres vivenciados, salvações e restaurações de inúmeros casamentos. O ato de batizar 298 pessoas em um ano é um testemunho do impacto profundo que ambos tiveram na comunidade do bairro Palmeiras. Antes de fixarem suas jornadas históricas nas terras mutuenses, os dois tiveram experiências à frente da igreja em outros bairros, como o Santa Terezinha e Vista Alegre, e em cidades como Uberaba, em Minas Gerais, e Barretos, no interior de São Paulo.
O Pastor Beto lembra que a Igreja Quadrangular é uma igreja equilibrada, que prega quatro pilares basilares: a Salvação, a Cura divina, o Batismo com o Espírito Santo e a Volta de Jesus. “Acreditamos também que teremos uma vida abundante, como disse o Senhor Jesus, abrindo caminho para quem gostaria de uma mudança na sua vida pessoal, familiar e social.”
DONA ÓTICA É ESPECIALIZADA SOMENTE EM ÓCULOS:
Aliar o trabalho ministerial e o empresarial foi um dos grandes propósitos do casal Beto e Erika na cidade de Nova Mutum, que por longos períodos de oração e muita fé no sonho de retomar com o ramo da ótica, conseguiram comprar a Dona Ótica e passaram a oferecer um serviço exclusivamente voltado para a venda de óculos. Ao contrário de outras óticas, que costumam vender jóias, relógios, bolsas e até perfumes, a Dona Ótica tem a proposta de ser especializada na oferta de óculos de grau e de sol, com o diferencial de disponibilizar uma variedade de marcas e cores, além de prezar por serviço de qualidade e bom atendimento ao cliente.
“Tratamos o cliente de forma única, pois sabemos da importância de cada um deles que entra na Dona Ótica”, assegurou Beto Bretas. Outro fator que diferencia a Dona Ótica no mercado de óculos em Nova Mutum é que a empresa trabalha com o chamado visagismo óptico, conjunto de técnicas que analisa as características faciais do cliente juntamente com o tom de pele, cabelo e olhos. A personalidade e o estilo da pessoa também são analisados para esse fim, segundo explicou o pastor e empresário, Beto Bretas, que tem 58 anos de idade, é formado em Teologia, Eletrotécnica, Administração de Empresas e especializado em Administração Financeira.
“A honestidade na entrega daquilo que estamos prometendo é outro diferencial nosso. Não entregamos “gato por lebre”, não manipulamos a receita que o médico recomenda. Fazemos na íntegra o que foi combinado com o cliente, que tem a total segurança de levar todos os nossos serviços de volta para o médico conferir. Trabalhamos com garantia 100% e temos a possibilidade de ir até aquele cliente com dificuldade de locomoção ou que queira um atendimento diferenciado”, destacou Beto Bretas.
O trabalho na ótica é dividido com a esposa e pastora Erika, que está com 57 anos, também possui formação em Teologia, está concluindo o curso de Psicologia e se prepara para fazer especialização em Psicanálise e Neuropsicologia. Casados desde 1991, os dois têm mais de 30 anos de experiência no ramo ótico.
Clique no link abaixo e assista os depoimentos:
https://www.instagram.com/p/C9lSp35RE_m/