A Prefeitura de Diamantino é destaque na saúde pública por alcançar uma nota alta no Programa Previne Brasil. No terceiro quadrimestre de 2023, a saúde do município obteve uma pontuação de 9,85, certificando o cuidado e a qualidade dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) de Diamantino.
A Atenção Primária é conhecida popularmente como o atendimento dos postos de saúde dos bairros, os ESF – Estratégia de Saúde da Família de Diamantino.
O programa Previne Brasil é um novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde, lançado em 2019, que objetiva ampliar o acesso, melhorar a qualidade e trazer mais equidade nos atendimentos a população cadastrada na atenção primária à saúde no âmbito do SUS.
O prefeito de Diamantino, que também é médico, Dr. Manoel Loureiro, falou sobre a importância do desenvolvimento do programa no município e a alegria de proporcionar uma saúde de qualidade aos munícipes.
“Nós assumimos a gestão com a pontuação de 5.11 no município e ao final de 2023 conseguimos alcançar 9.85, faltando pouco para chegar à nota 10, meta que idealizamos e trabalhamos para que aconteça este ano de 2024. Para mim é motivo de muito orgulho e gratidão pela forma que as nossas equipes abraçaram essa causa, a eficiência reflete o nosso tipo de saúde.”
O secretário Municipal de Saúde, Itamar Bonfim, reforçou o compromisso da gestão com a saúde.
“É motivo de orgulho para mim ter acompanhado essa evolução do Programa Previne Brasil do município de Diamantino. Quando iniciou esse programa a nota recebida pelo município foi de 5,11 e ao final de 2023 já conseguimos a pontuação de 9,85. Isso é mérito de toda atenção básica municipal, todas as equipes de saúde, todos os coordenadores que se engajaram para fazer que isso acontecesse. A todos os envolvidos no programa Previne Brasil os meus sinceros parabéns.”
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT