O Instituto Nefrológico Ltda. foi a única empresa a participar da Concorrência Pública 012/2023, que tem como objeto a Concessão do Centro de Hemodiálise. Por meio do processo, realizado na manhã desta segunda-feira (05/02), as as empresas interessadas em explorar a operacionalização e o gerenciamento de serviços de Terapia Renal Substitutiva (TRS) pelos próximos 20 anos deveriam fazer o maior lance ou oferta para utilizar a estrutura física erguida pela Prefeitura para abrigar o Centro de Hemodiálise.
A empresa participante apresentou o lance de R$ 19.500 mensais, acima, portanto, do lance mínimo de 19.040,00 proposto no edital. A partir de agora, a empresa deve apresentar, em cinco dias, outros documentos necessários ao processo, como o registro ou inscrição dos profissionais nas entidades profissionais competentes, como no Conselho Regional de Enfermagem (Coren), e no Conselho Regional de Medicina (CRM); bem como o registro no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES).
Com a apresentação dos documentos, explica o procurador jurídico do Município, Eslen Parron Mendes, aí é que é aberto o período para manifestações recursais. O procurador lembra ainda que já está previsto no edital o prazo de até 90 dias para que a empresa disponibilize em até 90 dias todos os equipamentos, materiais e pessoal necessário ao funcionamento do Centro de Hemodiálise.
O secretário-adjunto de Saúde e Saneamento (Semsas), Silvio Stolfo, que acompanhou todo o processo, destaca a importância do passo dado hoje. “Ofertar a terapia renal substitutiva em Sorriso certamente trará um ganho imenso na qualidade de vida de todos os pacientes que precisam deste recurso, evitando assim deslocamentos a outras cidades para o tratamento, além é, claro, de reforçar Sorriso também como polo de saúde para toda a região”.
Para o secretário de Administração, Estevam Calvo, a licitação de hoje é mais uma importante etapa de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido por equipes de vários setores do Executivo Municipal. “Desde a elaboração do projeto, o cuidado para que o prédio fosse 100% adequado e preparado para a disponibilização deste serviço, a fiscalização da obra, reparos que se fizeram necessários na etapa de finalização, a preparação da documentação para a licitação, enfim, todo um conjunto de ações, elaboradas, conduzidas e colocadas em prática por vários servidores, de diversas pastas com o foco, lá na frente, de garantir o acesso à hemodiálise mais perto de casa para nossos munícipes”.
O prefeito Ari Lafin igualmente celebrou o processo. “Estamos muito satisfeitos pelo fato desta empresa ter participado do certame, e esperamos que, poder, em maio, disponibilizar este presente à nossa população no aniversário de 38 anos de Sorriso”, comentou o gestor, lembrando que este é um serviço de alta complexidade, e, portanto, não seria de direta responsabilidade do Município.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT