De acordo com o superintedente de Defesa Civil, tenente-coronel BM Luis Cláudio Pereira, o curso teve como objetivo formar multiplicadores capazes de agir com eficiência em cenários de desastres e despertar o interesse por pesquisas na área de redução de risco de desastres.
“A capacitação de voluntários da Defesa Civil é sempre importante para que a população se conscientize sobre a importância da prevenção aos riscos e saiba como agir em caso de mobilização, podendo auxiliar de forma voluntária em qualquer eventualidade”, observou.
Durante o curso, realizado no último sábado (16.03), agentes da Defesa Civil Estadual apresentaram noções básicas da legislação sobre Proteção e Defesa Civil, ferramentas de envio de alertas para a população e formas de atuação dos voluntários. A capacitação ainda envolveu noções de primeiros socorros, preveção e combate à incêndio e o ensino de técnicas para construção de abrigos temporários.
Para a coordenadora da faculdade de Ciências Biológicas, Lúcia Mateus, a formação é importante para desenvolver a cultura de prevenção entre os participantes.
“O curso é extremamente interessante e importante, tanto de um ponto de vista acadêmico quanto do social, de preparação e cidadania dos estudantes de um modo geral. Nós gostamos bastante da experiência, foi bastante proveitosa, e esperamos que as pessoas que participaram do curso tenham consciência do papel que um voluntário tem na sociedade”, afirmou.
A capacitação tem certificação de 8h.
Próxima formação
A Defesa Civil Estadual promove, no dia 28 de março, uma nova capacitação para voluntários, em parceria com o município de Nova Mutum.
A formação faz parte da Semana de Ações de Proteção e Defesa Civil, que ocorre de 25 a 28 de março, e vai contar, ainda, com curso de Radiocomunicação em desastres e o mapeamento de áreas de risco no município. Os interessados podem se inscrever pelos links abaixo.
Fonte: Governo MT – MT