A Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), divulgou um levantamento dos casos de dengue notificados no Município de Sorriso, de janeiro a agosto de 2023.
Foram contabilizados de janeiro a agosto o total de 1392 casos, sendo: 135 casos notificados em janeiro; 121 em fevereiro; 249 em março; 377 em abril; 181 em maio; 127 em junho, 103 em julho; 88 em agosto. Destes, 243 confirmados, 7 casos com sinais de alarme, nenhum grave.
Além da dengue, outra preocupação são as notificações de Zika e Chikungunya no mesmo período, sendo: seis de Zika (2 confirmados) e cinco de Chikungunya (4 confirmados).
Apesar dos números serem considerados altos, o somatório de 2023 até agosto, representa a metade do que foi registrado no ano de 2022, entre janeiro e outubro.
A coordenadora de Vigilância Ambiental Claudete Damasceno, ressalta que, dicas e cuidados devem ser constantes e diários no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
“Os números deste ano são menores que os do ano passado, mas não nos dá o direito de relaxar na prevenção. Dengue, Zika e Chikungunya são coisas sérias e podem matar. Precisamos nos unir contra esse mosquito que tem aterrorizado a saúde da nossa população”, frisa.
Os locais com maior incidência de notificações foram:
Centro 40;
Jardim Amazônia 41;
Novos Campos 43;
Distrito de Primavera 50;
Bela Vista 56;
São Domingos 58;
São Matheus 59;
Mário Raiter 63;
Rota do Sol 95, (maior índice).
E como fazer para prevenir o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya? Aí vão algumas dicas e cuidados importantes:
-Colocar areia nos vasos de plantas;
-Descartar recipientes sem uso e que acumulem água parada;
-Retirar matérias inservíveis e disponibilizar para a coleta seletiva;
– Higienizar calhas, vasilhas dos animais com frequência;
-Cuidar de quintais e do
-Manter o lixo em sacos fechados
-Manter tampado caixas, tonéis e barris de água.
“Agora os cuidados devem ser redobrados para o período chuvoso, a população vai ter de fazer o dever de casa e evitar a proliferação desses mosquitos. Não é fácil, mas podemos ter bons resultados se fizermos nossa parte”, finalizou.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT