Depois de nove meses de trabalho conjunto entre comunidade, equipe do CRAS, Empaer e outras instituições parceiras, a horta comunitária do CRAS Menino Jesus recebeu a certificação de unidade produtora do Projeto Sinop Orgânico, que estimula a produção orgânica e sustentável no município. A placa de identificação foi instalada nessa quarta-feira (28).
O engenheiro agrônomo e técnico da Empaer, Rogério Leschewitz, enalteceu a participação do CRAS no projeto, e destacou que uma das pretensões futuras é conseguir a certificação de produção orgânica. “A placa serve justamente para identificar que a horta comunitária do CRAS faz parte do projeto Sinop Orgânico como uma unidade produtiva e também mostrar os parceiros envolvidos nas atividades. Isso engrandece nosso trabalho e o do CRAS por poder levar essas informações e capacitar as famílias na produção orgânica de alimentos. Está sendo maravilhosa a participação das pessoas”, declarou.
As atividades na horta retornaram em fevereiro deste ano com a participação ativa da comunidade atendida no CRAS, em especial as mulheres participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Receber essa certificação é a confirmação de que o trabalho desenvolvido pela equipe do CRAS na horta tem atingido as perspectivas de produção sustentável, orgânica e, principalmente, é o reconhecimento pela dedicação das famílias participantes”, destacou o coordenador do CRAS, Anderson Dilkin.
Uma vez por mês ocorre o Café com Prosa, um encontro entre a comunidade que ajuda na produção da horta, os agentes técnicos da Empaer e a equipe do CRAS. Nesses momentos os participantes trocam experiências e também são realizadas atividades práticas para cultivo e manejo da horta orgânica. O projeto Sinop Orgânico também presta acompanhamento técnico direto aos produtores, com orientações práticas e palestras.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT