Moradores do Jardim Liberdade não precisam mais se deslocar até outros bairros para conseguir atendimento na área de saúde, pois na noite de sexta-feira (21) a Prefeitura de Rondonópolis inaugurou a Unidade Básica de Saúde Darcy Isabel de Carvalho.
“Um sonho que o morador sonha há 40 anos. Tudo que aqui no bairro é obra pública foi feito aqui no bairro foi na gestão do Zé do Pátio”, citou o atual presidente do bairro, João Mototáxi.
Localizada na rua Ueverton Carmo de Amorim, quadra 57 e lote 2, a unidade leva o nome de uma das maiores representantes (in memoriam) do bairro desde sua fundação. “Tenho muito que agradecer ao nosso prefeito que tem mostrado muito trabalho, sinceridade pelo povo e honestidade. Acima de tudo reconhece o trabalho de cada um”, comentou o filho da homenageado, Edvaldo Carvalho.
A unidade é porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) promovendo o aumento da qualidade de vida por meio da Atenção Primária e também reduzindo os atendimentos nos hospitais ao fornecer consultas regulares, acompanhamento médico, medicação e vacinas. Outro serviço ofertado é atendimento odontológico.
A estrutura física conta com dois consultórios médicos, farmácia, consultório odontológico, sala de vacinas, sala de curativos, sala para inalação, sala de observação coletiva, sala para coleta de material para exames e procedimentos médicos, sala para administrativo, copa, sala de esterilização, almoxarifado, sala para acolhimento, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e espaço para atividades Coletivas de Agentes Comunitárias de Saúde.
O bairro tem avançado com obras municipais com melhorias no asfalto, rede de esgoto, construção de academias ao ar livre, reforma em unidades de saúde e de educação, instalação de playgrounds estruturados em praça pública e revitalização das margens de um trecho canalizado do córrego Queixada.
“Na época do seu Bernardo que leva o nome da escola, da dona Darcy, do Ailton, aqui não tinha energia, não tinha água tratada, não tinha esgoto, não tinha escola, não tinha creche, não tinha asfalto”, relembrou o prefeito José Carlos do Pátio.