Em Sorriso, as ações de conscientização da luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial a Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida, a AIDS, iniciaram na última segunda-feira, dia 04. E para trabalhar com o tema Dezembro Vermelho, a coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Michelle Saldanha, esteve no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Por lá, o bate-papo com os jovens e adolescentes foi sobre o vírus da imunodeficiência humana, o HIV, e gravidez na adolescência. A conversa rendeu um desdobramento ontem, dia 05, para abranger mais turmas. “Trabalhamos com conscientização e alerta”, frisa a enfermeira.
Na próxima sexta-feira, dia 8, a ação será no Colégio Regina Coeli, das 8 às 12 horas. No dia 12 o tema volta a ser debatido na empresa BC2 Infraestrutura e no dia 15 de dezembro toda a equipe do SAE estará na empresa Nutribrás. Nas empresas, além da palestra também serão ofertados testes rápidos de ISTs; em ambas o trabalho terá início às 7 horas com encerramento previsto para às 11 horas. Nas palestras, Michelle aborda a importância da proteção – quer seja física ou informativa e do acolhimento aos pacientes soropositivos e familiares.
Hoje mais de 570 pacientes realizam tratamento regular contra o HIV no SAE de Sorriso; só neste ano forma diagnosticados 55 novos casos. São pacientes com idades variadas, de 17 a mais de 70 anos. “Essas pessoas recebem acompanhamento, suporte e acolhimento da nossa equipe multidisciplinar”, explica. “Esse é um trabalho contínuo, ofertado o ano todo e aberto ao público por livre demanda, não há necessidade de encaminhamento pelo PSF, basta procurar o SAE”.
“Para quem convive com o HIV, apoio psicológico é tão essencial quanto o uso da medicação retroviral”, frisa.
Para Michelle, combater o preconceito – que sim, ainda existe, também é fundamental. “Nos deparamos com muitos pacientes com vergonha, com medo da reação dos outros, é preciso ficar claro que no combate ao HIV o preconceito é totalmente fora de moda”, defende.
Outra coisa que precisa ficar clara, alerta a enfermeira, é que ao receber um diagnóstico de positivo para o HIV não quer dizer que a pessoa desenvolva a AIDS, essa última a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana. “Temos muitos casos em que o paciente testa positivo, realiza o acompanhamento e o uso do retroviral e não desenvolve a doença”, ressalta. Daí a importância da realização de um check-up anual, inclusive com o pedido de sorologia par ao HIV, pois há pessoas que desconhecem portar o vírus.
Vale reforçar que diariamente os exames tanto para HIV, hepatites B ou C e sífilis, são ofertados pela saúde pública de Sorriso diretamente no SAE. Estes, inclusive são exames que devem ser inclusos aos hábitos de rotina. Basta procurar o Serviço no horário das 7 às 11 horas pela manhã e das 13 às 17 horas à tarde. O SAE fica na Avenida Imigrantes, n.º 2495, Centro Norte.
Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis. O mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é celebrado em 1.º de dezembro.
Ainda em novembro
O trabalho iniciou ainda em novembro com rodas de conversa e palestras voltadas a abordar a saúde humana como um todo – e claro, o debate sobre as ISTs esteve presente. No dia18, essa ação foi na empresa Mônaco; já no dia 21, o encontro foi na APAE e no dia 30 de novembro será na Bayer. As atividades também integram o calendário de ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT