Portal Live

Portal Live

Cireia promove Tribuna Livre com professor para defender ensino de arte nas escola

21/11/2023
Cireia promove Tribuna Livre com professor para defender ensino de arte nas escola

O vereador Robinson Cireia promoveu, na sessão ordinária desta terça-feira (21,) uma Tribuna Livre com o professor de artes Roberto Viana, que leciona na Escola Municipal Otacílio Sebastião da Cruz, no bairro CPA III Setor IV, para tratar dos impactos do redimensionamento nas disciplinas de artes do município, que vem causando a supressão da disciplina e sua substituição por aulas de inglês.

Cerca de 180 professores de artes em Cuiabá, tanto de música, teatro, artes visuais e dança, estão sendo impactados pelo redimensionamento, que poderá deixar milhares de alunos em Cuiabá sem ter a disciplina com professores de formação específica.

Segundo relatado pelo professor Roberto, “algumas escolas já foram oficializadas pela Secretaria Municipal de Educação de que as aulas de artes serão substituídas pelas disciplinas de inglês”, afirmou Viana durante a tribuna, confirmando que a principal causa é o redimensionamento.

De acordo com Viana, existe uma prerrogativa na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) de que até o 5º ano do ensino fundamental, as aulas de artes não necessitam serem lecionadas por professores com formação específica em Artes, podendo ser ministradas por professor de referência, principalmente formados em pedagogia.

Para o vereador Robinson Cireia esta decisão é política e cabe ao gestor a definição. Diante disso, ele busca sensibilizar o município para que as aulas de artes prossigam sendo ministradas por professores com formação específica.

“É fundamental a valorização do ensino e da prática de artes nas escolas, pois além de contribuir com a própria formação cidadã, ainda desperta no aluno a criatividade, a socialização e o senso de humanidade, formando indivíduos mais emocionalmente e psicologicamente preparados e equilibrados”, declarou Cireia.

O vereador afirmou que está apresentando um requerimento de informações destinado à secretária municipal de educação, Edilene Machado, e que também irá monitorar as atribuições das disciplinas para o próximo ano.

Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima