O Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser inaugurou nesta segunda-feira (4) a exposição “Feminiliarte: Mulheres em tela”, da artista plástica Jéssica Escobar. A exposição conta com apoio artístico e curadoria de Arimar Gomes de Carvalho.
As visitações são gratuitas e podem ser feitas até o dia 04 de abril (quinta-feira).
Com o objetivo de celebrar a arte, criatividade e a beleza feminina, a instalação conta com 19 telas que evidenciam o potencial artístico da artista e de convidados, entre eles Wellen Galvan, Mary Riboli e Eliane Tibaldi. Nessa exposição, a contemplação das obras expostas é o ponto de partida para a reflexão sobre a importância da emancipação e valorização da mulher na sociedade.
As estatísticas, retiradas do levantamento do Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 2017, apontam que apenas 6% das obras de arte em exposição são de mulheres, mas 60% das pinturas com nus são femininos, o que revela a desigualdade de gênero nos espaços dedicados à arte.
“Essa exposição de arte é um tributo sincero às mulheres, um ato de profunda admiração, gratidão e amor dedicado a esses seres incríveis que, de diversas maneiras, moldam e enriquecem nossas vidas”. Cada obra foi concebida com o intuito de expressar todas essas qualidades que tornam as mulheres tão importantes, essenciais e poderosas em nossa sociedade”, assinala Jessica Escobar.
A exposição foi um dos projetos contemplados pelo edital Festival da Cultura 2023, por meio do Programa de Incentivo à Cultural (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), o qual destinou R$ 490 mil em recursos para os fazedores de cultural de Sorriso.
Sobre a artista
Movida por música e arte, Jessica Escobar é artista por natureza. Suas obras são marcadas por paletas de cores vibrantes que dão destaque às personagens centrais. Além de sua vocação na pintura, Jessica é advogada, violinista, violoncelista e professora de música desde os 16 anos de idade. Apesar de atuar na advocacia por alguns anos, sua verdadeira paixão sempre foi arte e a música, e no intuito de expressar sua verdadeira essência, hoje dedica esforços em sua vocação artística.
Confira os horários de funcionamento
Segunda-feira: das 13hs às 17hs
Terça-feira: 7hs às 17hs
Quarta-feira: 7hs às 22hs
Quinta-feira: 7hs às 22hs
Sexta-feira: 7hs às 22hs
Sábado: 16hs às 22hs
Domingo: 16hs às 22hs
Vale frisar que no segundo domingo de cada mês, não haverá expediente no Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser. A exposição tecnológica que acontece no período noturno, será mantida nas quintas e nas sextas-feiras.
Breve História do Centro Histórico-Cultural
Inaugurado no dia 1⁰ de agosto de 2022, o Centro Histórico-Cultural, surgiu com a missão de promover o conhecimento sobre a história de nossa cidade e sua gente e, também ser agente de articulação e intercâmbio institucional e democratização do acesso ao público em geral. O Centro Histórico-Cultural não é apenas testemunha da História, mas sujeito ativo do que ainda está por vir. O desafio é tornar-se lugar de preservação, ponto de integração, inclusão, reflexão e debate, visando a promoção da cidadania.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT