A ação contará com pontos de bloqueios em locais estratégicos nas áreas urbanas e comerciais, com foco na atuação incisiva em abordagens buscas e checagens e, consequentemente, prisões em busca da garantia da ordem e redução da criminalidade, como crimes de roubos, furtos e tráficos de drogas. De acordo com o comandante da Cavalaria, tenente-coronel Walmir Barros Rocha, esse reforço do policiamento é ainda mais especial devido a celebração dos 13 anos de criação e de serviços prestados da unidade à população cuiabana.
“Tradicionalmente já realizamos constantemente o policiamento ostensivo montado na área central, comercial e urbana, de Cuiabá e Várzea Grande, mantendo assim a garantia da segurança e ordem pública nas regiões de maior fluxo de pessoas e locais que apontam maiores índices criminais. Essa operação é ainda mais especial, pois comemoramos mais um ano de efetividade na Capital”, afirmou.
Atualmente, a Cavalaria conta com 60 policiais militares em Cuiabá. Além do trabalho de policiamento tático e ostensivo, a unidade especializada desempenha um importante papel social que aproxima a população da Polícia Militar, com os projetos de equoterapia, que já atendeu mais de 500 famílias, rondas escolares e visitação ao Hospital de Câncer de Mato Grosso.
“A integração polícia e sociedade é muito importante para segurança pública. Esses projetos representam formas inovadoras e eficazes de promover a reabilitação física, emocional e social de pessoas com necessidades especiais. A interação terapêutica com os cavalos proporciona benefícios tangíveis, como melhora da postura, equilíbrio, autoconfiança e interação social, além de oferecer conforto emocional e apoio sensorial em ambientes hospitalares”, ressaltou.
Fonte: Governo MT – MT