Iniciou no último sábado, 1.º de julho o período proibitivo de queimadas no Mato Grosso. E para falar um pouco mais sobre o assunto e detalhar o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF 2023), amanhã, 04 de julho, lideranças municipais; integrantes do Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos; representantes da 10.ª Companhia de Bombeiro Militar com sede em Sorriso e do Comando Regional III, irão tratar sobre a Temporada de Incêndio Florestal (TIF) 2023 na Prefeitura Municipal. A reunião será às 14 horas.
Vale lembrar que o período proibitivo se estende até 31 de outubro deste ano, quando o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais fica proibido. A medida está prevista no decreto n.º 259, publicado no Diário Oficial de 05/05/2023.
Serviço:
Reunião Temporada de Incêndio Florestal (TIF 2023)
Data: 04 de julho
Horário: 14 horas
Local: Prefeitura Municipal
Incêndios versus trotes
Comandante local, o capitão BM Daniel Alves, pontua a importância da colaboração da população sempre e com uma ação básica: evitando trotes. Na última sexta-feira, dia 30 de junho, a companhia local atendeu à 19 ocorrências “praticamente uma por hora”, detalha. E às 23 horas, infelizmente, houve o registro de um trote. “Recebemos uma ligação informando sobre um incêndio em residência; mobilizamos todos os militares que estavam no Quartel para atendimento e ao chegar ao local, constatamos que era um trote”, frisa.
O capitão pontua que quem aplica trotes pode acarretar no atraso ou na suspensão de uma situação real e urgente de atendimento. “É preciso ter clareza que ao aplicar trote o cidadão está acionando auxilio de forma indevida, ilícita e desnecessária, o que pode inclusive, gerar um Auto de Infração por Trote Telefônico com todas as informações da ligação e inclusive com instauração de processo administrativo para aplicação da multa”, explica.
Para coibir trotes, o Comando Regional III está em fase de implantação do atendimento via WhatsApp com inteligência artificial. Pelo aplicativo, uma Central realizará o primeiro atendimento e manterá o usuário na linha até que um militar ou auxiliar de regulação esteja disponível para atendê-lo. É possível ainda segmentar já na hora da chamada o tipo de atendimento solicitado, ganhando tempo hábil. Com o registro em tela, as autoridades também esperam diminuir o registro de trotes. O modelo de inteligência artificial será implantado nas unidades de Sinop, Sorriso, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, por meio de parceria com a empresa Mundo dos Boots.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT