Equipes da Secretaria de Assistência Social – que atuam no setor de Cadastro Único – estarão nesta quarta-feira (03) visitando a comunidade do bairro Figueirinha. Beneficiários de programa social, a exemplo do Bolsa Família, que se encontram com pendências ou dados incompletos, devem procurar o Centro Comunitário, onde será desenvolvida a ação, para resolver a questão.
“É importante que o morador tenha em mãos as documentações pessoais e comprovante de endereço, caso contrário, os beneficiários correm risco de ter o benefício suspenso”, observou a coordenadora do Cadastro Único, Elizângela Arantes.
A coordenadora explica que esta ação tem por objetivo fazer a busca ativa das famílias inscritas no programa, que, por um motivo ou outro, estão com inconsistência cadastral, bem como a atualização e inserção de novas famílias, para que também tenham acesso aos programas sociais, seja do Governo Federal, estadual ou municipal. “O cadastro Único no seu bairro vem percorrendo todas as regiões do município, e todas as quartas-feiras um bairro é contemplado com ação itinerante”.
Elizangela Arantes informou ainda que nesta ação terá apoio dos servidores do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), unidade Jardim Glória, e de uma equipe da Secretaria de Saúde, que estará fazendo a atualização vacinal.
O Cadastro Único proporciona uma visão abrangente da parcela mais vulnerável da população brasileira, permitindo que os governos em todos os níveis saibam quem são essas famílias, onde vivem, suas condições de vida e suas necessidades. Essa base de dados facilita o desenvolvimento de novos programas sociais, a organização da oferta de programas e serviços para essas famílias e a seleção de beneficiários de maneira eficiente e segura.
Atendimento Domiciliar: Idosos, pessoas com deficiência, acamadas e hospitalizadas, que têm dificuldades de locomoção não precisam mais se preocupar em fazer inscrição ou atualização do Cadastro Único em Várzea Grande. A Secretaria de Assistência Social deu início ao Programa de Atendimento Itinerante Domiciliar, onde uma equipe multidisciplinar está fazendo visita in loco, no atendimento dessas pessoas, que necessitam serem inseridas no Programa Social, para terem acesso a vários benefícios.
De acordo com a coordenadora do Programa Bolsa Família, Elizangela Ferreira Arantes, a nova medida evitará o bloqueio e, consequentemente, o cancelamento do benefício. “A inscrição no CadÚnico garante a inserção e permanência em diversos programas do Governo Federal, entre eles o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Desta forma, estamos expandindo a cobertura e garantindo acesso aos direitos para as nossas famílias que mais precisam de suporte”, assegurou a coordenadora.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que esse programa vem somar com os serviços já ofertados pelo setor, a exemplo do Cadastro Único em seu bairro, que é realizado uma vez por semana, em uma região distinta. “Esse projeto tem facilitado o acesso das famílias de baixa renda que têm dificuldade em procurar uma unidade de atendimento. Já o programa de Atendimento Domiciliar, dá condições às pessoas acamadas terem o seu direito respeitado, seja na inscrição a benefícios sociais ou atualização cadastral”.