A posse de 25 novos juízas e juízes substitutos(as), nessa quarta-feira (26 de julho), faz parte das iniciativas de fortalecimento e investimento no Primeiro Grau de Jurisdição, realizadas pela atual gestão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), presidida pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, para promover e aproximar a Justiça, desafogar processos e dar andamentos mais céleres às demandas da sociedade nas comarcas mato-grossenses.
As autoridades presentes na solenidade destacaram a importância das nomeações e o que significam, principalmente para o jurisdicionado, que está no interior e busca os Fóruns, nas 79 comarcas, que passarão a contar com os novos magistrados(as).
De acordo com o corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, a posse dos novos magistrados atende o objetivo do Judiciário em ter a Justiça presente em cada Comarca do Estado.
“Hoje estamos a dar posse a 25 novos magistrados que vão suprir parte dessa lacuna que temos no Primeiro Grau. O nosso objetivo é atender de forma célere e eficiente, com a prestação da Justiça, a todos os jurisdicionados e cidadãos do nosso Mato Grosso, sem qualquer distinção.”
A vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, destaca que este ato de valorização do Primeiro Grau de Jurisdição representa o cumprimento de um princípio constitucional da Administração Pública, a eficiência. “Se nós temos Comarcas que estão vagas, sem um titular, nós não temos produção. Então precisamos cumprir esse princípio. A população tem direito de ter a Justiça perto de si e o acesso aos juízes titulares das Comarcas.”
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB/MT), Gisela Alves Cardoso, afirma que a posse dos 25 juízes substitutos é fundamental, principalmente para as Comarcas do interior.
“Quero externar a alegria da advocacia mato-grossense em receber mais 25 novos magistrados. Nossas Comarcas do interior são as que mais sentem a ausência desses juízes, que exercem um papel muito importante e que vai muito além de julgar um processo. Eles têm a função também de promover a pacificação social. Então hoje é um dia para comemorar o sistema de Justiça do nosso Estado.”
O subprocurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho, ressalta que a nomeação é um passo a mais para melhoria dos serviços, que já são de muita qualidade.
“O Ministério Público Estadual também fica muito feliz em ver o incremento da quantidade de juízes, especialmente no interior de Mato Grosso. O Poder Judiciário é de suma importância para a sociedade, tem inúmeras demandas. E a sua estruturação, seja através de membros, servidores ou tecnologia, possibilitará à sociedade uma melhor prestação judiciária.”
Os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Claudio Antônio Marques da Silva e Rosangela Maria Telles, são casados e vieram a Mato Grosso especialmente para prestigiar a posse de um ex-aluno e colaborador, o agora juiz substituto Fernando Akio Maeda. Eles aproveitaram para compartilhar o sentimento de encanto com a solenidade e a estrutura do TJMT.
“Estamos muito felizes pela posse desse nosso ex-aluno. Ele trabalhou no gabinete da minha esposa, desembargadora Rosangela Maria Telles, e se esforçou bastante para ingressar na magistratura. É um projeto de vida que traz muitos sacrifícios e é por isso que estamos tão felizes. Também ficamos impressionados com o TJMT, que é um Tribunal muito bem estruturado”, avalia o desembargador do TJSP.
“Vim prestigiar essa solenidade com muito orgulho. Estou surpresa positivamente com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O evento foi maravilhoso e os 25 empossados estavam radiantes de felicidade, prontos para trabalhar pelo Judiciário. Entendo que o TJMT ganhou muito com esta posse”, conclui a desembargadora.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: dispositivo de autoridades. da esquerda para a direita está representante da Defensoria Pública, a presidente da OAB-MT, procurador Marcelo Ferra, presidente Clarice Claudino e juíza Edleuza Zorgetti.
Segunda imagem: Corregedor, vice-presidente, juíza empossada segura o termo de posse e presidente Clarice estão em pé e posam apra foto.
Terceira imagem: presidente da OAB-MT faz discurso. Ela usa camisa de manga comprida preta e branca. atrás dela aparecem as bandeiras do Brasil e de Mato Grosso. Quarta imagem: Marcelo Ferra, representando Ministério Público falando ao microfone. Ele é um homem branco, magro, usa terno azul, camisa clara e gravata cinza.
Saiba como foi a posse:
Marco Cappelletti/ Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br