Por meio do Decreto nº 10.185, de 21 de maio de 2024, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, instituiu o Comitê de Ação Preventiva de Combate à Dengue e Demais Arboviroses. O município registrou um aumento de 23% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O decreto, publicado na Gazeta Municipal nº 870 desta quarta-feira (22), considera a necessidade de ajustes imediatos para atender ao novo programa de governo e garantir a continuidade na execução das políticas, programas, projetos, atividades e serviços públicos. A deliberação entra em vigor a partir da sua data de publicação.
Instituído em caráter permanente, o Comitê terá a missão de acompanhar e estabelecer estratégias de ações voltadas à prevenção e controle da dengue e outras arboviroses no município de Cuiabá. Ele será composto pela Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Comunicação, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Secretaria Municipal de Defesa Civil, LIMPURB, UCAM e UCAMB, e Procuradoria Municipal Geral.
As secretarias mencionadas deverão estabelecer um plano de ações integradas, contendo as diretrizes dos trabalhos e o cronograma de execução. Conforme o boletim epidemiológico desta quinta-feira (23), somente este ano já foram registrados 1.440 casos, dos quais 1.176 foram confirmados. O alerta é para o número de óbitos, que já chega a 3 confirmados. No ano passado, neste mesmo período, nenhuma morte por dengue havia sido registrada.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT