Anna Carla é filha de mecânico e cresceu em meio às oficinas, acompanhando o trabalho diário do pai, na empresa, que também atuava como auto peças. Apesar de adquirir conhecimento do ramo, seguiu o caminho de humanas na faculdade e mal sabia ela, que o destino a encontraria novamente, nesse mercado industrial anos depois.
Natural de São José do Rio Claro, começou a trabalhar aos 14 anos de idade, porém muito aplicada e dedicada aos estudos, formou-se no ensino médio aos 16 e em Pedagogia aos 21 anos.
Mas durante os anos de estudo, Anna desenvolveu uma paixão pelo mundo da beleza, quando trabalhou por seis anos em um salão como cabeleireira, manicure e até colorimetrista. Nessa época conhece Eder, seu futuro esposo. “Sempre gostei dessa área, de cuidar da maquiagem, da estética em si, de deixar as mulheres bonitas, a autoestima elevada”, exalta a empresária.
Logo depois de finalizar o ensino médio, Anna Carlaingressa na Faculdade, Unic – Universidade de Cuiabá, a qual concluiu o ensino superior em Licenciatura em Pedagogia ainda na sua cidade natal em 2014. Ainda no mesmo ano, Eder compra um caminhão munck e se muda para Nova Mutum, em seguida Ana se muda também acompanhando o marido.
A carreira de professora teve início em 2015, quando foi aprovada no concurso na Prefeitura Municipal de Nova Mutum. Eram apenas 15 vagas para o nível de pedagogia e Anna foi uma das selecionadas. Enquanto não era chamada para assumir o cargo, trabalhou como professora por um ano na Escola CENEC.
De professora a piloto de Munck
“Eu tomo conta do administrativo, do financeiro e do comercial, mas se precisar pilotar o Munck, eu piloto”, conta a empresária em tom descontraído e demonstrando dominar todos os setores da empresa. Helder Ricardo Faccin, mais conhecido por Faccin, atende no comercial do agro, com os equipamentos e no operacional de fazendas e principalmente no forte da empresa, as multinacionais.
A Munck Faccin teve início em 2012, quando Heldercomprou seu primeiro caminhão e começou os serviços de movimentos de cargas pesadas na construção civil, com apenas um funcionário – ele mesmo.
Com o crescimento da cidade, os serviços de Munck também acompanharam o desenvolvimento e houve necessidade de reestruturação da empresa.
Com aquisição de mais equipamentos e caminhões, o Guincho foi a próxima aquisição, se tornando uma das poucas empresas a prestar este tipo de serviços, com operações que requerem peso, podendo trabalhar em locais confinados e diferentes alturas. Do seu uso na construção civil, Helder estendeu à indústria, usinas e por último em áreas rurais, atendendo uma variedade de equipamentos agrícolas, serviço cada vez mais crescente, tendo a necessidade de obter sua primeira Prancha.
Em 2023, houve uma grande demanda na MunckFaccin que Anna Carla se viu obrigada a pedir exoneração de seu cargo de professora na prefeitura e assumir sua posição na empresa. “Ser professora é ter o poder de transformar as pessoas. A gente motiva sonhos e possibilitamos as pessoas alcançarem, no meu caso, as crianças. Mas, deixei o cargo porque minha empresa precisava de mim naquele momento, e hoje eu, o Eder formamos uma família de 13 colaboradores”, conclui Anna Carla.
A Munck Faccin
A empresa Faccin passa por um processo rigoroso de contratação de mão de obra. Ao buscar uma vaga de operador de Munck, ou de Prancha, são exigidos alguns pré-requisitos que, até podem parecer exageradas, mas não – É necessário ter uma equipe com conhecimento técnico na área, mas, a primeira exigência é que o operador possua a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E.
Além disso, o operador precisa ter as devidas certificações em cursos específicos da área de movimentação de cargas para realizar as atividades com segurança, sem danificar materiais. Nesse sentido, os treinamentos teóricos e práticos são essenciais para utilizar o Guincho ou Munck, com toda a segurança necessária. Também vale lembrarque a equipe precisa contar com um profissional técnico em segurança, pois ele será o responsável por realizar a vistoria do equipamento e avaliar sua viabilidade para trabalho.
Atualmente a Munck Faccin conta com uma frota de 14 caminhões, 01 Guincho leve, 01 Guincho pesado, 01 Guindauto e 01 Prancha, usado especialmente para equipamentos agrícolas e atende todo o Brasil de segunda à segunda, 24h por dia, já que a empresa trabalha com plantões.
Anna Carla Goncalves Santos Faccin, é casada com Helder Ricardo Faccin e têm 03 filhos, Antonio Carlos, Jose Ricardo e Pedro Joaquim.