Portal Live

Portal Live

Alunos exibem empenho e dedicação na 2ª Mostra Municipal de Foguetes

Cerca de 400 estudantes de 14 escolas de Lucas do Rio Verde se envolveram na etapa final da 2ª Mostra Municipal de Foguetes realizada nesta sexta-feira (10), no Estádio Passo das Emas.

Foram 13 instituições de ensino da rede municipal e uma da rede particular que disputaram três níveis da competição.

No primeiro nível, a equipe Alphac da Escola Municipal Cecília Meireles foi a vencedora. No segundo, a equipe Apollo 11 da Escola Municipal Caminho Para o Futuro liderou. Já no terceiro, a Marshmellon Musk Escola Municipal Cecília Meireles foi a campeã.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“O projeto surgiu há dois anos, onde fizemos a primeira mostra. Na época, professores e alunos participaram de formação e com isso, o sucesso fez com que as escolas pedissem mais uma edição. É um desafio para eles e um momento que contagia todos.
Agradecemos todos os professores envolvidos, tanto da rede municipal quanto da rede privada, que se envolveram”, reforçou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

“Esse o propósito do município, envolver as crianças em atividades práticas e também em sala de aula. A Mostra é uma excelente experiência para trabalhar a criatividades e habilidade delas. Da primeira edição para esta, é nítida a evolução dos alunos e a participação, já que envolveu 400 alunos. Fico muito feliz”, elogiou o prefeito Miguel Vaz.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A competição se baseou em lançamento dos projéteis o mais distante possível.

O cerimonial foi realizado no final da mostra, com entrega de premiações.

As equipes foram divididas por nivelamento: Nível 1, 2 e 3. O primeiro nível envolveu os alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental. O segundo nível, estudantes do 4° e 5° ano. E o terceiro nível, alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.

Para o Nível 1, os foguetes para a competição foram construídos com canudos ou papel com 20cm de comprimento e lançado por bases iguais do nível 2 e 3. Já na competição da segunda categoria, foguetes que são presos por uma base, feitos de tubos e lançados por impulso com base de pressurização. Os alunos do 6° ao 9° ano, que participaram do 3º Nível, trabalharam com foguetes feitos de garrafas pet de 500 ml a 2 litros. Todo o processo de pressurização dos projéteis foi por água.

Luan Kallebe, de 7 anos, participou da experiência e adorou. “Foi muito legal e difícil, mas os professores ajudaram bastante. Quero participar mais vezes”, animou.

A 2ª Mostra Municipal de Foguetes de Lucas do Rio Verde foi realizada pela Secretaria de Educação em parceria com as Escolas da Rede Municipal e Escolas da Rede Privada e conta com o apoio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com intuito de fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e Ciências afins.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima