Sob a perspectiva de valorizar, defender as mulheres e de incentivar a realização de denúncias como forma de salvar vidas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), realiza durante o mês de março, uma vasta programação com um cronograma de palestras, rodas de conversa, capacitação sobre a Lei Maria da Penha para os professores e concurso de desenhos sobre o combate à violência doméstica para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
Seguindo o cronograma, na tarde desta segunda-feira, realizou-se a premiação dos quatro melhores desenhos que conseguiram através da temática, abordar questões e conceitos relacionados ao tema central, bem como, colaborar com a produção de uma cartilha de forma lúdica com orientações sobre o combate à violência doméstica.
Com o tema “Sorriso contra a violência doméstica”, o projeto recebeu mais de 3000 desenhos de alunos do 5º a 9º ano, do Ensino Fundamental, das escolas municipais.
“Quero parabenizar o Ministério Público que em parceria com a Prefeitura de Sorriso, realizaram esse trabalho lindo com nossas crianças e adolescentes da sede e dos distritos”, enfatiza a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro.
Um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que o Estado de Mato Grosso registrou em 2023, a maior taxa de feminicídios no Brasil, um dado alarmante que chama atenção de autoridades para um cenário que requer medidas mais emergentes e de maior atenção, que começa com a educação dentro das escolas, como destaca a promotora de Justiça, Fernanda Pawelec.
“O concurso de desenhos faz com que as crianças pensem e expressem suas vivências através das suas obras de arte. É importante a gente começar desde cedo a erradicar certas formas de violência contra a mulher e contra o gênero feminino, e só vamos conseguir isso através da educação. Esse assunto deve ser tratado diariamente nas escolas para que as crianças também sejam propagadoras dessas informações”, disse.
Além da Gestão Municipal, a iniciativa contou também com parceiros de empresas locais que doaram os prêmios para os quatro primeiros colocados de cada etapa escolar (5° ao 9°ano) com bolsas de cursos de inglês, curso de informática, tablets e kits escolares.
“Agradeço a todos, promotoria, psicólogos, Assistência Social, juízes e demais parceiros que conosco somaram neste projeto grandioso. Fomos agraciados com informações valiosas e com instruções que podem ser propagadas de modo a encerrar muitos ciclos de violência. Durante o mês de março objetivamos reforçar, “como lidar quando nos deparamos com os diferentes tipos de violência”, realça a secretária de Educação, Lúcia Drechsler.
Lúcia salienta que esse fator não merece reconhecimento somente no mês dedicado a mulher, mas, todos os dias e que a participação da comunidade escolar nessa Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar é de suma importância para a sociedade.
“Temos que dizer não à violência, seja ela contra a criança, contra o idoso ou contra a mulher, para que nós possamos estar numa sociedade mais justa, mais igualitária e onde todos possam ter seus direitos preservados” reforça.
Confira os alunos premiados e os temas abordados no concurso de desenhos:
5 º Ano TEMA: Tem Violência Dentro de Casa
1º lugar – Keintiano Jose S. F. Junior – E.M. Vila Bela
2º Lugar – Gean Carlos Lima da Silva – E.M. São Domingos
3º Lugar – Luciano Maciel – CMEB Sorriso
4º Lugar – Melissa Fagnese Curado – E.M. Primavera
6 º Ano TEMA: Violência Contra a Mulher
1º lugar – Paula Aryuela Costa Pinheiro – E.M. Primavera
2º Lugar – Isadora P. Zimmermann – E.M. Aureliano Pereira da Silva
3º Lugar – João Felipe – E.M. São Domingos
4º Lugar – Analyce Raiane – E.M. Papa João Paulo II
7º Ano TEMA: Onde Procurar Ajuda
1º lugar – Giovanna Luiza Gorff Freitas – E.M. Caravágio
2º Lugar – Samyra Pilger – E.M. Primavera
3º Lugar – Maria Helena da Cruz Gusmão – E.M. Primavera
4º Lugar – Emanuelly Marques Rodrigues – E.M. Primavera
8º Ano TEMA: Relacionamento Abusivo
1º lugar – Leonardo Oliveira – E.M. Caravágio
2º Lugar – Laura M. Maiork – E.M. Caravágio
3º Lugar – Alana Sofia – E.M. Primavera
4º Lugar – Dayla Rayara – E.M. Caravágio
9º Ano TEMA: O Ciclo da violência
1º lugar – Maria Eduarda S. Bartolomedi – E.M. Primavera
2º Lugar – Mysa Forquezatto Rodrigues – E.M. Primavera
3º Lugar – Ailson da Silva – E.M. Primavera
4º Lugar – Morgana B. Benetti
Em casos de violência contra a mulher, basta ligar no 180, canal exclusivo para atendimento da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, ou, pelo 190, da Polícia Militar.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT