A educação de Sorriso segue alcançando méritos e reconhecimentos em 2024. Quem também celebra essas conquistas são os alunos e professores da Escola São Domingos, que se destacaram no recente Prêmio MPT na Escola, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com escolas municipais e estaduais. O prêmio visa conscientizar a sociedade sobre temas relacionados a garantia do Direito da Criança e do Adolescente.
O certame selecionou produções artístico-culturais de alunos dos 4º e 5º anos, avaliados nas categorias Conto, Desenho, Música e Poesia, que discorreram sobre os temas “Trabalho infantil”; Profissionalização do adolescente/aprendizagem profissional“; e “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho. A aluna Lara Izadora Lima dos Santos foi uma das vencedoras na categoria Poesia com o título “Crianças não trabalham”. O projeto apresentado pela sorrisense não apenas sensibilizou a comunidade escolar, mas também despertou a reflexão da problemática. Após essa etapa regional, Lara Izadora passará pela etapa nacional, marcada para acontecer em novembro.
“Eu me senti muito feliz quando eu ganhei esse prêmio. Se eu conseguir, eu sei que todo mundo aqui também tem uma chance de conseguir. Eu acho que a criança não deve trabalhar e sim buscar um futuro melhor através dos estudos”, disse a estudante.
A premiação selecionou os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais. Além da Lara, outros alunos da E. M. São Domingos, também se destacaram em suas respectivas categorias. Taylos Alexandre Gomes Mourão, do 6º ano, e Mikelli O. Gonçalves, do 5º ano, foram premiados na categoria Poesia, demonstrando criatividade e sensibilidade ao tema. Já Pablo Kauan da Silva, também do 5º ano, recebeu prêmio na categoria Desenho, evidenciando suas habilidades artísticas.
O concurso cultural é a culminância dos projetos Resgate à Infância/Eixo Educação, da Coordinfância, e Segurança e Saúde nas Escolas, da Codemat, que ressalta a importância da arte e da literatura na formação dos estudantes, além de incentivar a participação e a expressão de ideias entre os jovens, destacando o papel fundamental da educação. Em Mato Grosso, a Comissão Julgadora Estadual foi formada por representantes da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do Ministério Público do Trabalho (MPT), Procuradoria do Trabalho, Comitê de Participação de Adolescentes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CPA/Conanda), órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
“É com grande alegria que recebemos a notícia de que nossa aluna Lara da ficou em primeiro lugar do Prêmio MPT na Escola. O objetivo da parceria entre o Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura Municipal é conscientizar nossos alunos sobre o que é trabalho infantil. Esse é mais um resultado que traz orgulho e satisfação para a nossa rede municipal. Os parabéns se estendem também a sua professora Viviane Caranhato e todos da unidade escolar São Domingos, que com muito carinho e dedicação elevam o nome de Sorriso durante os eventos estaduais e nacionais”, declarou a secretária de educação, Lúcia Drechsler.
Segundo a secretária, com essa iniciativa, a escola se torna um espaço de transformação social e de promoção da dignidade e direitos da infância, bem como trabalha a transformação dos profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento sobre a temática, incentivando a participação de crianças e adolescentes em ações de mobilização e prevenção.
Confira o projeto da aluna Lara Izadora:
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT