Apesar dos alertas de que o frio seria rigoroso neste início de semana e das orientações da Embrapa, cerca de 120 cabeças de gado morreram no município de Jaraguari, Mato Grosso do Sul, devido à intensa queda de temperatura registrada no último fim de semana. A onda de frio que atingiu a região provocou geada em 41 cidades do estado, com a menor temperatura registrada em Rio Brilhante, onde os termômetros chegaram a marcar 0,2 ºC.
As imagens dos animais mortos foram feitas por um trabalhador local nesta segunda-feira (12). “Morreram aproximadamente 120 cabeças de gado com o frio da noite de sexta para sábado. Hoje cedo, passando pelo local, vi o gado morto; e isso é só uma parte das perdas”, relatou o autor do vídeo, que preferiu manter o anonimato.
Nas gravações publicadas no Youtube, é possível ver de perto os animais mortos no pasto, enquanto outros ainda resistem. Jaraguari foi uma das localidades mais afetadas pela onda de frio, resultando em grande parte das perdas.
Além de Jaraguari, o município de Sidrolândia também sofreu com as baixas temperaturas. No sábado (10), o produtor rural Kennedi Forgiarini perdeu cinco animais em sua chácara localizada no Assentamento Jiboia.
“Mesmo com pasto e sal mineral de qualidade, a chuva fria, que durou 24 horas, aliada ao frio intenso, não deu chances. Agora, vou retirar o gado que restou e colocá-los em uma área de mata para tentar proteger um pouco”, afirmou Forgiarini.
A situação alerta para os riscos climáticos que afetam diretamente a pecuária na região, especialmente durante eventos extremos como essa onda de frio, que podem levar a perdas significativas para os produtores.
Fonte: Pensar Agro