Portal Live

Portal Live

Ação do Juizado Ambiental de Rondonópolis recolhe 21 toneladas de resíduos no Ribeirão Arareau

O Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis realizou na manhã de sábado o 9º Mutirão de Limpeza do Ribeirão Arareau, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza.
 
A iniciativa de preservação dos rios e conscientização sobre a importância da sustentabilidade ambiental mobilizou cerca de 1800 voluntários e recolheu mais de 21 toneladas de resíduos das margens do ribeirão.
 
O mutirão foi dividido em 18 trechos de limpeza, um ponto de concentração e um ponto de recolhimento no Pit Stop, percorrendo um total de mais de sete quilômetros de extensão.
 
Para a juíza da Terceira Vara Cível da Comarca de Rondonópolis, Milene Beltramini, as ações que integram o projeto ‘O Rio é Nosso’ têm como principal objetivo revitalizar o Ribeirão.
 
“Todo ano é realizado um evento voltado para conscientização ambiental. Espero que isso se multiplique e que essa conscientização, ao nos depararmos com o que é irregularmente descartado nas ruas e que acaba indo parar nos rios, seja sempre fortalecida no munícipo, para que ele faça o descarte de forma adequada e correto”, explica a magistrada.
  
“O projeto abrange a limpeza do rio, mas vai além disso. Inclui a conscientização da comunidade e a recuperação das nossas nascentes”, comentou o promotor.
 
Parceria – A ação é fruto da parceria com a Ong Cantinho de Proteção Animal e também conta com o apoio do Ministério Público, Prefeitura Municipal de Rondonópolis e secretarias (Semed, Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Coder, Sanear e Setrat), Polícia Militar Ambiental, Sema Estadual e 40 instituições e empresas do setor público e privado.
 
Pit Stop – Paralelo à limpeza, o mutirão realizou um “pit stop” educativo pelos cooperados da Cooperativa Nova Esperança e Coopercicla, para conscientização sobre a importância do descarte correto dos resíduos e distribuição de cartilhas sobre a prevenção às queimadas.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: voluntário tira selfie às margens do Ribeirão Arareau. Ao fundo embarcação recolhe resíduos retirados do rio pela ação.
Terceira imagem: voluntários do mutirão posam para câmera com diversos sacos de lixo, estrutura de uma cama e outros materiais recolhidos da margem do Ribeirão Arareau.
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima