Portal Live

Portal Live

A Corrida do Legislativo conecta-se com a biografia do ex-vereador Emanuel Ribeiro Daubian

08/05/2024
A Corrida do Legislativo conecta-se com a biografia do ex-vereador Emanuel Ribeiro Daubian

No mais recente 14 de abril a Câmara Municipal de Cuiabá realizou a 5ª edição da Corrida do Legislativo. A prova vem ganhando fama e inserindo-se no calendário regional de atletismo de rua, tornando-se assim um evento tradicional. Cerca de 1.400 pessoas participaram dessa edição, a maioria disposta somente a se divertir, mas alguns dispostos a vencer pois tem o atletismo como profissão. É este o caso de André Ramos de Souza, vencedor da categoria geral masculina e Antonia de Willian Carvalho Ferreira, vencedora da categoria geral feminina, que completaram os 7,5 quilômetros em menos de meia hora.

O trajeto da corrida é desafiador, com pontos íngremes que desafiam a boa forma, passando por ruas e avenidas da região central da cidade, com largada e chegada na praça Moreira Cabral, endereço da Câmara Municipal de Cuiabá. Os participantes da Corrida do Legislativo percorreram 250 metros de asfalto de uma rua que tem muito a ver com o parlamento cuiabano e o atletismo de rua da cidade. Trata-se da rua Vereador Emanuel Ribeiro Daubian, localizada no bairro Santa Helena, entre as avenidas São Sebastião e Presidente Marques. Neste artigo entenderemos a conexão entre o nome da rua, o parlamento cuiabano e o atletismo de rua.

Emanuel Ribeiro Daubian nasceu em Cuiabá em 29 de agosto de 1919. Sua vida foi dedicada principalmente ao jornalismo, em especial o esportivo, mas segundo o seu filho Maurício, entrevistado pela coluna Memórias do Legislativo Cuiabano, o seu pai dedicava-se à várias atividades profissionais, sociais, políticas e esportivas. Na área profissional foi colaborador dos jornais O Estado de Mato Grosso e Folha Matogrossense, e correspondente de periódicos nacionais, como a Gazeta Esportiva. Esteve como servidor da Imprensa Oficial de Mato Grosso (IOMAT) por dezessete anos, exerceu o cargo de Juiz de Paz e de representante de conselhos de instituições públicas estaduais. Participou ativamente da vida social, na promoção de concursos de misses na capital e no Estado e foi membro de destaque da Loja Maçônica.

Dando continuidade à sua biografia, partimos para as suas atividades políticas e esportivas a fim de que possamos associá-lo à Câmara Municipal de Cuiabá e à Corrida do Legislativo. Na seara política ele ocupou apenas o cargo de vereador. Na primeira eleição que participou, em 1962, ficou como suplente, e assumiu o cargo no dia 11 de abril de 1966, quando o vereador Edgar Curvo renunciou ao mandato. Ficou por um período curto, e não se elegeu nas eleições daquele ano. Logrou êxito em sua segunda tentativa, em 1969, elegendo-se com 656 votos pela ARENA. Na atuação como vereador demonstrou o seu lado culto, participando de debates sobre o cenário político regional e nacional. Dentre os documentos apresentados à coluna pela família, estão indicações onde o ex-vereador solicita melhorias de infraestrutura na cidade. Devido ao seu apreço por Cuiabá e a sua história, apresentou dois projetos de lei que fazemos destaque, ambos a respeito de denominação de ruas, logo no início do seu mandato em 1970. No primeiro, em 2 de março, apresentou um pedido para que fosse oficializado o nome de Beco do Candieiro à travessa 27 de dezembro. Era segundo o autor do projeto uma forma de oficializar o nome que no período colonial já existia, quando o beco era a principal “artéria” da vila. Logo em seguida, apresentou o pedido de denominação de Tenente Eulálio Guerra à Travessa do Araés, uma homenagem ao cuiabano que foi herói na Guerra de Canudos (1896-97). Após o término do seu mandato, Daubian disputou outras eleições, mas não alcançou votos suficientes para retornar à política.

No que se refere à atuação esportiva, percebemos que Daubian foi um amante do esporte, em especial do atletismo. No dia 11 de dezembro de 1948 foi realizada pela primeira vez a Preliminar da Corrida de São Silvestre em Cuiabá, organizada pelo jornal Gazeta Esportiva, de quem Daubian era correspondente em Mato Grosso. A prova era realizada em meados de dezembro (aparentemente só os homens participavam) e o vencedor viajava para São Paulo (via aéreo), representando o estado de Mato Grosso na Corrida de São Silvestre. Não é certo afirmar que Daubian acompanhou os atletas nos três primeiros anos (1948 a 1950), mas temos a certeza que o ex-vereador e jornalista passou o réveillon de 1951/1952 em São Paulo, apoiando o atleta Jorge da Silva, distante da família, em prol do atletismo e de Cuiabá.

Fomos encontrar o nome de Daubian com a Preliminar da Corrida de São Silvestre por mais vezes no decorrer das décadas de 1950 e 1960, pelo menos até o ano de 1968, sempre participando do evento, seja na organização, na cobertura jornalística ou nas viagens para a prova nacional na capital paulista. Mas, se não bastasse a sua atuação direta na Preliminar da São Silvestre, havia a Corrida da Fogueira, realizada nos meses de junho em Cuiabá. Ainda em 1947 temos informação sobre ela como uma corrida já tradicional. A Corrida da Fogueira e Emanuel Ribeiro Daubian aparecem juntos, provavelmente pela primeira vez, no ano de 1955, na 8ª edição da corrida, quando Daubian foi o seu Diretor Geral.

O ex-vereador, jornalista e ser-humano apaixonado pela sua cidade natal faleceu no dia 8 de agosto de 1993. Dois anos após o seu falecimento, o então vereador Paulo de Campos Borges apresentou um projeto de lei a fim de homenagear Daubian. Na propositura de outubro de 1995, sugeria-se substituir o nome da rua denominada Boróros, localizada no bairro Santa Helena, por Vereador Emanuel Ribeiro Daubian. &nbspApós a aprovação em Plenário, o projeto foi enviado ao Executivo e sancionado em 29 de janeiro do ano seguinte (1996) pelo prefeito José Meirelles.

Os atletas André e Antonia levaram de cinquenta segundos a um minuto para percorrer os 250 metros da rua Vereador Emanuel Ribeiro Daubian na 5ª edição da Corrida do Legislativo. A velocidade e a concentração furtaram a possibilidade de ler as placas que identificam o logradouro, mas a coluna de memória da Câmara de Cuiabá, munida de mais tempo, tem o dever e a honra de relembrar a história desse ilustre cuiabano e reconectá-lo ao atletismo de rua da capital. Essa feliz coincidência nos demonstra que o presente e passado conectam-se constantemente, e nesse artigo foi possível prestar uma homenagem a Emanuel Ribeiro Daubian e à vitoriosa Corrida do Legislativo.


Danilo Monlevade/Analista Legislativo


Fontes:

Arquivo Geral da Câmara Municipal de Cuiabá

Documentos do acervo da família Daubian

Entrevista com Maurício Daubian em 22 de abril de 2024

Jornal O Estado de Mato Grosso – ed. nº 1.593 de 19 e 20/06/1947 ed. nº: 1.830 de 03/01/1949 ed. nº 2.042 de 13/12/1951 e ed. nº 5.364 de 07/11/1968

&nbsp

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima