A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), Grasielle Paes Silva Bugalho, elogiou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Sorriso nas ações de amparo e proteção de mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade.
“Os dados demonstram o quanto o Município é proativo. Eles [assistência social] estão fazendo muito além daquilo que está previsto na legislação. Isso é reflexo do compromisso da gestão pública e dos servidores que estão empenhados em minimizar essa problemática e oferecer uma melhor qualidade de vida às famílias atendidas”, enalteceu.
A manifestação ocorreu durante a solenidade de abertura do 1º Congresso Municipal de Segurança Pública, realizada na quinta-feira (1º), em Sorriso.
Na avaliação de Grasielle, que representou a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, a busca por parcerias com o Governo do Estado garante uma maior abrangência e eficiência dos programas de políticas públicas voltadas ao setor.
“O Município implementa suas ações de maneira integrativa e, principalmente, de forma transversal envolvendo todos os órgãos do setor público. Isso faz com que as ações positivas cheguem rapidamente até aquelas pessoas que realmente precisam”, disse ela ao anunciar que Sorriso será o primeiro município do interior a ser contemplado pelo programa SER Família.
Implantado em seis cidades da Baixada Cuiabana, o programa assegura auxílio moradia no valor de R$ 600, além de acompanhamento nas áreas de segurança e assistência social a fim de romper o vínculo financeiro e emocional que os agressores exercem sobre as vítimas.
Outra novidade anunciada para Sorriso foi a vinda de um projeto piloto, idealizado pelo Governo do Estado em parceria com o Município, para atendimento online de mulheres vítimas de violência doméstica.
“Desde que assumiu o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Coegemas-MT), a secretária Jucélia Ferro tem atuado no sentido de ampliar essas parcerias para os demais municípios da região, contribuindo na missão do Governo do Estado de ouvir as demandas, identificar soluções e cofinanciar os projetos sociais”, contextualiza Grasielle Paes. As ações de proteção ao público feminino desenvolvidas no Município também foram elogiadas pela senadora da República, Margareth Buzetti, e pela delegada-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Silveira Maidel.
“Nossa rede de proteção envolve várias secretárias da gestão pública e foi desenvolvido no intuito de combater todo e qualquer tipo de violência, claro que com atenção especial ao público de maior vulnerabilidade que são nossas crianças, idoso e mulheres”, explica a secretária de Assistência Social e primeira-dama do Município, Jucélia Ferro, ao atribuir o êxito do trabalho ao engajamento das profissionais que atuam na linha de frente.
“Na maioria das vezes, quando a vítima nos procura ela está psicologicamente abalada. Diante disso, é imprescindível que ela receba um atendimento humanizado, acolhedor e direcionado para a solução do problema. Enquanto gestora fico muito feliz em ver nosso trabalho sendo reconhecido a nível estadual”, conclui.
Sobre o 1º Congresso Municipal de Segurança Pública de Sorriso
Idealizado pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), o Congresso de Segurança reuniu membros dos três poderes das esferas municipal, estadual e federal, representantes de entidades de classes e a sociedade civil organizada para debater políticas públicas capazes de reduzir o índice de criminalidade no Município.
Durante o evento, o presidente da Câmara Temática de Segurança Pública de Sorriso, o coronel da reserva remunerada da Polícia Militar e assessor de assuntos estratégicos da Semsep, Flávio Ramalho, apresentou o Plano de Ação Integrada o qual lista 37 ações a serem implementadas pela Administração Municipal em conjunto com os órgãos que compõem o sistema de segurança pública e entidades representativas.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT