O Vasco da Gama quebrou um jejum incômodo de cinco jogos sem vitória ao superar o Atlético Mineiro por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, em São Januário. O triunfo, válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, garantiu a classificação do Cruzmaltino para a Copa Sul-Americana de 2025 e fechou com chave de ouro a temporada em casa. Já o Galo amarga a nona partida sem vitória no Brasileirão, a 12ª considerando todas as competições, e viu o técnico Gabriel Milito ser demitido após o apito final.
Os gols vascaínos saíram ambos na segunda etapa. Vegetti, aos seis minutos, abriu o placar após belo passe de Coutinho. O camisa 11, por sua vez, ampliou a vantagem aos 21, aproveitando cruzamento de Piton e decretando a vitória cruzmaltina.
Com o resultado, o Vasco chegou aos 47 pontos e ocupa a 10ª posição na tabela. O Atlético-MG, por outro lado, estacionou nos 44 pontos, na 14ª colocação, e ainda briga por uma vaga na Sul-Americana.
A partida marcou a despedida de São Januário na temporada 2024. O Vasco, com uma postura mais cautelosa no primeiro tempo, controlou as ações, mas encontrou dificuldades para criar chances claras de gol. O Atlético-MG, apostando nos contra-ataques, também pouco produziu. A melhor oportunidade da primeira etapa foi de Alex Teixeira, que arriscou de fora da área e mandou por cima do gol.
Na volta do intervalo, o Vasco pressionou desde o início e logo chegou ao primeiro gol. A desvantagem no placar fez o Galo se lançar ao ataque, criando algumas oportunidades, mas pecando nas finalizações. O segundo gol vascaíno, em contra-ataque rápido e preciso, sacramentou a vitória. A partir daí, o jogo ficou mais truncado e com poucas chances reais de gol para ambos os lados.
Na última rodada do Brasileirão, o Vasco visita o já rebaixado Cuiabá, na Arena Pantanal, enquanto o Atlético-MG recebe o Athletico-PR, ambos os jogos no domingo, às 16h (de Brasília).
FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 0 ATLÉTICO-MG
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 04/12/2024
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP-Fifa) e Douglas Pagung (ES)
Cartões amarelos: Vegetti, Piton, Paulo Henrique e Leandrinho (Vasco) / Arana e Alan Franco (Atlético-MG)
Gols: Vegetti, aos 6′ do 2ºT; e Coutinho, aos 18′ do 2ºT (Vasco)
VASCO: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Léo e Lucas Piton (Leandrinho); Hugo Moura (Paulinho), Mateus Carvalho, Jair (Sforza) e Coutinho (Payet); Alex Teixeira (Maxime Dominguez) e Vegetti. Técnico: Felipe Loureiro (Interino)
ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia, Battaglia, Alonso e Guilherme Arana (Alisson); Alan Franco, Fausto Vera e Gustavo Scarpa e Rubens; Hulk e Deyverson (Vargas). Técnico: Gabriel Milito
Fonte: Esportes