A noite de quarta-feira (03), ficará marcada para os 52 alunos que participaram do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM). O curso é a última etapa do Concurso Público da GCM. A cerimônia de formatura aconteceu no Auditório dos Pioneiros, com a presença de autoridades e familiares dos agentes.
Conforme o edital do Concurso Público nº 001/2023 da GCM, os candidatos passaram etapas como a prova escrita objetiva, teste de aptidão física, psicológica e de saúde, investigação social e, na última fase, o curso de formação.
A formação de novos guardas civis municipais é uma das prioridades da Administração Municipal e tem como objetivo garantir mais segurança aos munícipes com guardas nas ruas. Para isso, o investimento da gestão chega a mais de R$ 35 milhões. O montante inclui a reestruturação da guarda, aquisição de equipamentos, o armamento dos profissionais, novas viaturas e o videomonitoramento, com 265 câmeras em funcionamento em toda a cidade.
“Foi um trabalho intenso de preparação, com as provas e demais etapas. Isso demonstra o nosso esforço e o investimento para melhorar a equipe e para reforçar a segurança pública do nosso município. Era um projeto nosso desde o início do mandato de trabalharmos para a evolução da guarda, então foi um trabalho de muito tempo e de passos importantes para chegarmos até aqui”, acrescentou o prefeito Miguel Vaz.
Com a entrega dos certificados, segundo o edital do concurso, dos 52 agentes formados, 30 deles serão convocados para atuar e o restante ficará na lista de espera. Os candidatos deverão, a partir de agora, ser convocados para entrega de documentos e demais formalizações para investidura do cargo.
O avanço garante a segurança pública do município, 67 guardas municipais trabalhando em benefício da sociedade e integrado com as forças de segurança, que incluem a Polícia Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
“A guarda realmente está qualificada e estamos falando em capacitação unida com a tecnologia, com o videomonitoramento, com câmaras hoje em toda Lucas do Rio Verde. São armamentos novos, viaturas compatíveis, treinamento constante e o trabalho científico. Trabalhamos com dados estatísticos e com indicadores e temos hoje os melhores indicadores do Estado na segurança pública”, apontou o Secretário de Segurança Pública, Cel. Marcos Cunha.
Foram 90 dias de curso e Adonis Siqueira de Oliveira, confirma que está preparado para a nova fase profissional e os desafios de ser um agente da GCM. Ele recebeu o certificado ao lado de familiares.
“Foram três meses de muito aprendizado e batalha. Chegamos no final e conseguimos conquistar nossos objetivos, concluindo com êxito o curso de formação. Agora é esperar pra poder contribuir para a sociedade e prestar nossos serviços para a população”, disse o formando.
A cerimônia contou com homenagens ao guarda classe inicial, Igor Gabriel Pereira de Almeida, ao GCM 2ª classe, Felix Dutra, o Subcomandante Derli Lopes, além do Comandante da Guarda Civil Municipal Ten. Jota Lima. Também receberam homenagens, a Procuradora Municipal Derlise Marchiori, a Secretária Adjunta de Governo e Administração, Aline Hartmann, o secretário de Governo, Alan Togni.
“A sensação é dever cumprido. Nós cumprimos mais uma etapa do nosso planejamento, realizado junto com o nosso prefeito Miguel Vaz. E realmente ele é voltado para colocar em nossa cidade um aparato completo na segurança pública”, finalizou o Comandante da Guarda Civil Municipal Ten. Jota Lima.
Fortalecimento da GCM
Em Lucas do Rio Verde o processo de reestruturação da Guarda Civil Municipal, criada em 1999, contou com a aprovação de um projeto de lei, regulamentado pela Lei n° 222/2022, elaborado pela atual Administração Municipal, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração.
Após um longo processo de capacitação e treinamento em 2022, em Cotia, no estado de São Paulo, a Guarda Civil Municipal – GCM, recebeu em 2023 o armamento necessário para atuar integrada as forças de segurança de Lucas do Rio Verde.
A entrega das armas aconteceu após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal, permitindo que a GCM de Lucas do Rio Verde atue de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF.
Em abril de 2023 foi lançado o concurso da Guarda Civil Municipal.
Dentro do processo, a GCM recebeu uma nova base, na região central da cidade, com estrutura e equipamento para garantir atendimento a população. Em 2024, a Guarda Civil Municipal recebeu quatro novas viaturas, para atendimento com agilidade as ocorrências.
O videomonitoramento do município também é de responsabilidade do GCM, que monitora 265 pontos da cidade, passando pela região central, bairros, praças e pontos de maior circulação e de maiores incidentes.