Neste final de semana (21 e 22 de junho), mais de 40 atletas de Sorriso participaram do 1° Campeonato de Capoeira Canaã Kids, em Lucas do Rio Verde, organizado pelo instrutor Ricardo Rocha dos Santos (Tattoo) da Associação de Capoeira Canaã de Lucas, com supervisão de Gilberto dos Santos Oliveira, mestre Xangô.
O evento reuniu mais de 100 atletas vindos de Sorriso, Sinop, Cuiabá, Tangará da Serra e Rondonópolis e apresentou um nível de competição altíssimo, de acordo com o instrutor Ricardo Santos. “Somos um grupo pequeno e realizamos um evento grande graças ao incentivo de políticas públicas, e da confiança de nossos colegas em nosso trabalho”, assinala.
“Levei 13 alunos do Polo Mário Raiter e posso dizer que meu objetivo foi alcançado, pois os atletas que treinei para a competição foram campeões. Isso mostra que nosso esforço está valendo a pena”, contou o professor Jefferson Reber Scholz (Bordado) do grupo Capoeira Brasil.
O professor do Grupo de Capoeira Muzenza, Adriel Pereira (Aladdin), também ficou muito satisfeito com o resultado alcançado. “O evento foi muito gratificante porque além de incentivar as crianças a trilharem um bom caminho, evidencia a força e união da capoeira na região, que vem crescendo cada vez mais”, pontua.
Na avaliação da contramestra de capoeira e professora-pesquisadora Luciana Monteiro de Campos, o evento foi muito positivo. “Os atletas deram o máximo de si. O alto número de medalhas, assim como o alto nível dos capoeiristas, é uma consequência do esforço de cada um deles. Estamos muito felizes com o resultado e ansiosos para as próximas competições”, compartilhou ela.
“O campeonato, além de proporcionar um ambiente de competição saudável, foi uma grande oportunidade para os atletas que conseguiram chegar ao pódio e puderam garantir uma vaga no maior Campeonato Mundial de Capoeira Volta do Mundo – Bambas (VMB), que acontecerá no dia 12 de outubro no Rio de Janeiro”, explicou o mestre e professor Wanderson Campos (Sapo), do grupo Nagô.
Ele também pontuou que a organização e qualidade da estrutura do evento superaram as expectativas. “Tudo estava muito bem organizado. Tinha praça de alimentação, água a vontade, alojamento para alunos e professores, tudo muito organizado”.
Para o Secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Salles Fernandes, “enquanto poder público, temos a missão de fomentar a cultura local para que a sociedade tenha mais oportunidades e possa desenvolver sua autonomia. Estamos felizes em poder apoiar essas crianças e professores”, concluiu o secretário.
O município de Sorriso foi representado no Canaã Kids por um total de 40 alunos dos grupos Capoeira Brasil, Nagô e Muzenza. Ao todo, foram 19 medalhas, 9 atletas classificados para o VMB e 4 alunos destaques, selecionados dentro das quatro categorias disponíveis (entre 6 e 17 anos).
Atletas ranqueados VMB
Categoria Infantil I – feminino
Lívia Morena dos Santos – Muzenza: Polo Centro de Eventos
Luiza Otávio Ribeiro de Araújo (Muralha) – Capoeira Nagô: Polo Santa Maria
Categoria Infantil II – feminino
Hemilly Victoria Rodrigues de Sousa (Lagartixa) – Capoeira Brasil: Polo Mário Raiter
Categoria Juvenil I – feminino
Ana Clara de Araújo Martins (Lindinha) – Capoeira Brasil: Polo Mário Raiter
Categoria Infantil II – masculino
Ítalo Santos Sousa (Sorriso) – Capoeira Nagô: Polo Santa Maria;
Luis Felipe Pezeti Santana (Espoleta) – Polo Centro de eventos: Muzenza
Categoria Juvenil I – masculino
Guilherme Hendrik Rodrigues – Capoeira Nagô: Polo Santa Maria
Arthur Melo Sousa – (Cebolinha) – Capoeira Brasil: Polo Mário Raiter
Categoria Juvenil II – masculino
Robson Neves Ventura Filho (Virgula) – Muzenza: Polo Centro de Eventos
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT