Várzea Grande realiza neste sábado, 8 e domingo, 9 de junho, um novo Dia ‘D’ das Vacinas contra a Poliomielite ou Paralisia Infantil e contra a Gripe.
Na oportunidade as pessoas poderão ainda atualizar o Cartão Vacinal, lembrando como fundamental o controle e que as vacinas estejam em ordem para se evitar as doenças e principalmente epidemias ou pandemias como as vivenciadas nos últimos anos.
No sábado, dia 08 de junho, a vacinação acontecerá nas 24 Unidades de Saúde em todas as regiões de Várzea Grande das 8 às 17 horas.
“É importante que as pessoas estejam protegidas contras as doenças, seja de forma imune ou com mais resistência para sobrepor as epidemias ou pandemias e a tendência é que em breve retomemos também a vacinação contra a COVID 19”, disse o prefeito Kalil Baracat que fez questão de lembrar os difíceis momentos decorrentes da pandemia da COVID 19 e de outras doenças.
Kalil frisou ainda que o Governo Federal tem insistentemente buscando reforçar a vacinação contra as diversas doenças existentes, mas lamentou que a população não tem procurado sua imunização, como no caso da vacina contra a Dengue que tem tido uma pequena procura diante do aumento no número de casos.
“Ainda teremos vacinação nas duas novas unidades Estratégia Saúde de Família inauguradas durante o mês de maio, a ESF Vereador João Avelino Bulhões no São Matheus e a ESF José Gerardo dos Anjos no Maringá I”, lembrou o prefeito ao apontar que a Administração Municipal tem se dedicado de forma especial na imunização das pessoas para que elas preservem sua qualidade de vida e saúde, além de reduzir os custos da saúde pública que dobram diante de uma epidemia ou pandemia.
Já no domingo, 9 de junho, as vacinações acontecem das 8 às 13 horas na Feira Municipal ao lado do Terminal de Integração André Maggi e das 12 às 17 horas no VG Shopping, próximo ao Aeroporto Marechal Rondon.
A secretária de Saúde, Maria das Graças Metelo, lembra que Várzea Grande se tornou referência durante a pandemia da COVID 19 com as campanhas de imunização e porque a população vivenciou momentos graves que passaram a exigir melhores e maiores cuidados com a saúde de todos e para todos.
“Precisamos evidenciar que as pessoas necessitam cuidar de sua saúde, mas também se preocupar com os familiares, com os vizinhos, conhecidos. Vivemos em comunidade, por isto é fundamental que todos criem conscientização de que a vacina salva vidas, impede a propagação de algumas doenças e torna o meio em que vivemos muito melhor”, assinalou a secretária de Saúde de Várzea Grande.