28/05/2024
Startup social ‘Anjos da Lata’ possibilita transformação através da música
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) convidou para a Tribuna Livre desta terça (28.05) o arte-educador Anselmo Parabá, para apresentar à Casa de Leis o projeto que coordena e que possibilita a transformação social através da música, a Startup de impacto social, Anjos da Lata.
Premiado nacionalmente, Anselmo conversou com a imprensa no parlamento cuiabano. De acordo com o músico, o trabalho que completa 20 anos tem o seu trabalho oriundo do aproveitamento do lixo seco, que é usado para criar instrumentos musicais, realizando a transformação social por meio da música, consciência ambiental, sociabilização e do envolvimento com as artes.
“A startup promove a geração da consciência ambiental por meio da música. A gente promove também a socialização e o envolvimento das crianças e dos jovens por meio da cultura, da arte, por meio da participação dentro do trabalho. Porque muitas vezes essas crianças não têm nenhum acesso à música, à arte, ficando a mercê da ausência do poder público, especialmente nas periferias”, detalhou o arte-educador aos jornalistas. 
Para Maysa Leão, é importante trazer projetos que colocam em prática aquilo que seria obrigação do poder público: “Eu gostaria que esse fosse um projeto adotado por todas as escolas do município, que esse fosse um projeto que pudesse ser replicado em todos os bairros e centros culturais da capital”, declarou a republicana.
“Que o Anjos na Lata continue, que o Anselmo, com esses 20 anos aí carregando nas costas, um projeto que eu sei que é difícil e sem incentivo, sem apoio, continue para que um dia a gente possa ter um projeto como esse institucionalizado dentro das nossas secretarias de cultura, de educação, e de assistência social, sendo replicado com a formação de novos ‘Anselmos’ para que a gente possa cuidar do destino das nossas crianças”, complementou Maysa Leão.
Da Assessoria
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT