“O Proerd é um programa muito legal que ensina as crianças a não entrar nas drogas, eu agradeço muito por ter ele aqui na minha escola”, comentou a aluna Alícia de Matos, de 8 anos. Ela foi uma das 235 crianças que receberam o certificado de formação no Programa Educacional de Resistência às Drogas, em cerimônia realizada na noite de terça-feira, dia 21 de maio.
O curso foi ofertado na Escola Municipal Vinicius de Moraes, pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, por meio do 14º Comando Regional de Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.
O Miguel Pettenon, que tem 9 anos, também faz parte da turma de formandos e aprendeu sobre drogas e outras situações que oferecem riscos à vida. “Eu vejo a droga como uma coisa ilegal. Que faz mal para o ser humano e até pra vida da terra. Eu aprendi sobre coisas como não acreditar em estranhos, não aceitar doce, nem nada de ninguém que você não conhece”, acrescentou o estudante sobre as aulas com os instrutores do Proerd.
Os alunos que estão participando do programa são dos 3º e 4º ano, do ensino fundamental, na faixa etária entre 8 e 9 anos de idade. “Com esse trabalho preventivo da Polícia Militar, da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, que é um interesse de todos esses órgãos, com as crianças e, principalmente, as famílias, que sabem que seus filhos tendo essa instrução sobre o Proerd, de dizer não as drogas, certamente não entrarão no mundo das drogas”, disse o Comandante do 13º Batalhão da PM, Ten. Cel. Paulo Secchi.
Várias escolas do município já participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas em Lucas do Rio Verde, que formou centenas de alunos da rede municipal. “O Proerd é um muito importante pela temática e a sua abordagem do conteúdo da prevenção às drogas. Dar continuidade a ação que há muito tempo vem sendo desenvolvida em Lucas é uma satisfação e poder contar com os policiais que se dispuseram a vim de Cuiabá para oferecer esse curso para nossos alunos”, acrescentou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
O programa contou com aulas ministradas pelo Soldado PM Rafael e do Cabo Alencar que vieram de Cuiabá para os encontros que trataram de prevenção ao uso de drogas e outros temas importantes. “Tivemos quatro (04) encontros de 45 minutos, onde passamos informações sobre a prevenção de drogas, violência e bullying, com o apoio do 13º Batalhão e o comando estadual do Proerd”, complementou o instrutor Soldado PM Rafael.