Os idosos não só praticaram o exercício físico, como puderam também ter um momento de diversão e contemplação do Rio Cuiabá.
A prática regular do exercício físico – como uma boa caminhada – aliada à alimentação saudável, está relacionada à melhora da qualidade de vida de todas as pessoas e, em todas as fases da vida, principalmente, na terceira idade. Por isso, essa é uma atividade que vem sendo realizada, regularmente, com os grupos de idosos que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Em Várzea Grande, vários polos trabalham essa faixa etária e, durante os encontros são realizadas dinâmicas e atividades na prevenção de situações de risco. “Além de rodas de conversas, orientações jurídicas e oficinas de artesanatos, as orientadoras sociais estão também incentivando e propondo aos idosos a fazerem caminhadas curtas, em parques, praças e até no bairro onde moram”, destacou a coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda.
Na semana passada a orientadora social Nelita Forte de Oliveira, do polo Cristo Rei, trabalhou com o seu grupo da terceira idade o tema gerador: Como viver melhor e mais saudável. Ela conta que no momento em que estavam falando sobre a qualidade de vida, alimentação saudável, dormi bem e a realização de atividades físicas, propôs a caminhada e o grupo aceitou a ideia com alegria e disposição.
“Então marcamos o encontro, combinamos de todos ir com roupas leves, usar tênis e levar a sua água. E assim fizemos, foi maravilhoso. Iniciamos com alongamento, traçamos o percurso e fomos. A caminhada na Orla da Alameda foi uma experiência incrível. A cada passo parávamos e apreciamos a natureza, conversando e tirando fotos e registrando tudo. Os idosos não só praticaram o exercício físico, como puderam também ter um momento de contemplação do Rio Cuiabá”, destacou.
Segundo Nelita Fortes, alguns integrantes do Serviço de Convivência nasceram e viveram sua vida toda ali próximo à Orla. “Eles conhecem muito sobre cada cantinho daquele lugar. E em cada parada relembrava um pouco da história. E na chegada conversamos muito com o grupo e elas partilharam conosco muita história bonita vivida naquele lugar. Foi maravilhoso, todos gostaram muito. E também já combinamos de fazer a caminhada uma vez por mês”, completou.
No mês passado, um grupo de idosos dos polos Asa Bela e Jardim Marajoara foram visitar o Parque Mãe Bonifácia, alguns dos integrantes não conheciam o local e, manifestaram o desejo de fazer o passeio ao espaço público e terem um dia de interatividade, não somente com os grupos do Serviço de Convivência, mas também com outros grupos da Capital que frequentam diariamente a área de lazer. O passeio foi promovido pela orientadora social, Lindalva Marques de Arruda e da Técnica de Referência Social, Silvamirtes Reis.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira destaca a importância da caminhada, para o grupo da terceira idade. “Com o passar dos anos, o metabolismo tende a ficar mais lento, e o risco de quedas e tropeços são comuns nesta faixa etária. A caminhada é indicada para os idosos por ser um exercício bastante prático, sem contraindicação e, além disso, sem custo algum”, observou.
Ana Cristina reforça ainda que a prática da caminhada reflete ainda na melhora da autoestima e no combate à depressão, já que a atividade aumenta a produção da serotonina, que traz a sensação de bem estar.
EIXOS TEMÁTICOS: O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos trabalha com vários eixos temáticos que são abordados nas rodas de conversas. Além disso, os integrantes participam de oficinas de artesanatos e também de momentos de lazer.
Como explica a titular da pasta, a convivência social e comunitária são importantíssimas para os nossos idosos. “São nesses encontros que eles conversam, falam sobre sonhos e expectativas. São passeios como esse que trazem felicidade, e aqui em Várzea Grande a gente valoriza muito ações que podem trazer desenvolvimento social, trabalhar a autoestima e também a felicidade” assegurou Ana Cristina.