03/05/2024
Audiência pública vai debater marco legal dos povos e comunidades de matriz africana
O requerimento de audiência pública 14/2024, proposto pelo vereador Sargento Vidal (MDB), foi aprovado por 22 votos pelo plenário da Câmara de Cuiabá na sessão desta quinta-feira (02.05). O objetivo do evento é explanar, abordar e debater aspectos sobre o Projeto de Lei nº 1279/22, que dispõe sobre o Marco Legal dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, em trâmite no Congresso Nacional. 
A audiência pública será realizada no dia 12 de julho de 2024, às 14h, em parceria com o Instituto Estadual Sementes do Bem (IESB), que estabelece o marco legal para os povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas. 
“Esse marco legal é crucial para orientar políticas públicas destinadas a esses grupos, garantindo sua sobrevivência e desenvolvimento sustentável. O projeto implica em diversas obrigações estatais, incluindo a adoção de políticas afirmativas em áreas como habitação e segurança alimentar, bem como enfoques étnico raciais e de gênero no planejamento e implementação de políticas públicas”, disse o vereador. 
Além disso, a legislação prevê a elaboração de um Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável para essas comunidades. A proposta ainda inclui explanações, debates e a apresentação do Projeto de Mapeamento Digital da Sócio-biodiversidade dessas comunidades.
Da Assessoria
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT