Paz no Trânsito Começa por Você! Esse é o tema da campanha nacional do Maio Amarelo 2024, que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde aderiu, por meio da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com as forças de segurança. Ao longo do mês, serão realizadas uma série de ações voltadas para a conscientização e orientação dos luverdenses.
Em Lucas do Rio Verde estão previstas ações como palestras nas escolas, visitação no Espaço Saúde, teatro, pit stop e simulador de acidente que será colocado na praça dos Migrantes, no dia 10 de maio, das 7h às 15h. Também terá uma panfletagem para alunos das escolas, no período matutino no Estádio Passo das Emas.
O cronograma inclui palestras em escolas e empresas, blitzes educativas e operacionais nas ruas da cidade, entre outras.
O prefeito Miguel Vaz, destaca a importância da ação. “Respeitar as leis de trânsito significa preservar vidas e esse é o objetivo: fazer com que as pessoas se conscientizem desse envolvimento. Temos, porém, como premissa, olhar para o tema não apenas no mês de maio, mas colocá-lo em prática o ano todo que é o que nós enquanto poder público temos feito em Lucas do Rio Verde”.
O movimento Maio Amarelo surgiu inspirado nas cores do semáforo – verde, amarelo e vermelho – com o propósito de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. A campanha visa abordar diversos temas, como a proibição de dirigir sob efeito de álcool, o uso responsável do celular durante a condução, a utilização adequada do cinto de segurança, e a importância da travessia segura nas faixas exclusivas para pedestres, entre outros assuntos.
“Nós contamos com a participação da população para promover a conscientização entre as pessoas do seu convívio, a sua comunidade, empresa e todos os outros locais em que você transita para propagar o real objetivo do Movimento Maio Amarelo, que é transformar a sociedade por meio da mudança do comportamento e uma conscientização abrangente entre todos os setores que compõem a nossa sociedade. Só assim, construiremos o trânsito seguro e humano que todos nós desejamos e merecemos”, explica secretário de Segurança Pública, Cel Cunha.