Uma pessoa que apoia e conecta outras pessoas — ou, como especifica sua biografia no Instagram (@patriciacelloni), alguém que ajuda mulheres a descomplicar sua vida com propósito.
Esposa, mãe e empresária, Patrícia Celloni se comprometeu cedo com a missão de fazer o mundo um lugar melhor por meio seus projetos, negócios e influência. Todo conhecimento e experiência adquiridos em sua jornada têm servido ao objetivo de fazer da vida dela uma fonte de auxílio para os outros.
Natural de Guarapuava (PR), Patrícia passou a infância viajando de caminhão com os pais. As idas e vindas pelas estradas com a família ajudaram-na a se tornar comunicativa e adaptável a todo tipo de situação.
“Havia dias em que gente tomava banho em banheiros melhores do que os da nossa casa, mas
havia dias também em que tomávamos banho em banheiros em que crescia mato” , recorda.
Os estudos sempre foram uma prioridade na casa. Seus pais a incentivavam fortemente a concluir o ensino médio, fazer uma faculdade e ter sua própria carreira. Patrícia ouviu seu pai explicar ser importante que buscasse um trabalho e fosse financeiramente independente — um conselho que ela seguiu à risca, graduando-se em Direito.
Claro que o caminho até ali não foi nem um pouco fácil. Durante o tempo na faculdade, um trágico acidente levou embora seu pai e sua irmã Priscila. Então ela, sua mãe e a irmã caçula tiveram que voltar para o Paraná, onde Patrícia, com grande esforço, conseguiu concluir a graduação. Nessa fase, o apoio de amigos e, principalmente, do então namorado Eder foi fundamental para que ela conseguisse a força necessária para seguir em frente.
Assim como em sua infância as circunstâncias e paisagens mudavam durante as viagens de caminhão, a vida de Patrícia traria a ela ainda muitas mudanças. Não muito tempo após voltar ao Mato Grosso para trabalhar como advogada, ela percebeu que os negócios do Eder, agora seu marido, precisavam do seu apoio e apresentavam resultados promissores.
Adaptável como aprendeu a ser desde cedo, tomou a decisão de largar o Direito e investir seu tempo e habilidades na empresa do esposo. De início, a principal atividade de Patrícia era fazer cobranças e atendimento ao cliente. À medida em que a empresa cresceu, ela teve que elegar essas funções, passando a atuar mais fortemente com RH e administrativo. Para se capacitar, a empresária fez diversos cursos na área, desenvolvendo um método de gestão humanizada e criando importantes conexões com outros empresários. Logo, a empresa viria se tornar a maior provedora de internet do estado.
Claro que esse crescimento profissional não aconteceu num vácuo de vida pessoal. Patrícia é uma mulher de fé, muita fé. Ela leva a sério sua religiosidade e já chegou a dedicar dois anos de sua vida a serviço voluntário integral, ensinando pessoas a ler e a conhecer a Palavra de Deus.
“Esse interesse que eu tenho pelas pessoas é algo que aprendi dentro da minha religião. É um ensinamento que vem de Jesus, pois ele, que podia realizar tantas coisas, tantos milagres, se interessou pelas pessoas”, explica a empresária.
Outro aspecto da vida pessoal que teve ressonância significativa em sua experiência empresarial foi a maternidade. “Como mãe, eu tive que aprender a gerenciar o meu tempo, a definir o que era prioridade naquele momento” , conta Patrícia. Não foram poucos os dias em que ela sentia que estava prestes a sucumbir ao cansaço de dividir-se entre empresa, maternidade e outros compromissos. Nessas horas, ela orava, e sentia como se uma mão viesse do alto para fortalecê-la.
Patrícia conta que quando começou a trabalhar com provedor de internet, esse era um setor majoritariamente masculino. Uma vez foi a um evento grande da área e só havia ela e mais uma mulher entre centenas de homens. Mas seu olhar feminino jamais foi uma desvantagem.
“O fato positivo de ser mulher nesse segmento, na minha opinião, é que damos muita atenção a alguns detalhes” , comenta.
Ela adverte apenas que é importante saber diferenciar os detalhes que merecem atenção e os que não valem seu tempo. Esse apego aos detalhes e seu interesse genuíno pelo bem das pessoas, somados à rica experiência adquirida como mãe, conduziram o abrangente sucesso profissional de Patrícia. A empresa de internet dela e do marido foi adquirida e incorporada pela Allrede Telecom, da qual ambos são sócios hoje.
Além disso, ela é sócia na Escola Exponencial, que começou como um curso preparatório pré-vestibular e hoje é uma instituição de ensino fundamental e médio.
“Fico muito feliz que, com tudo que aprendi, eu possa contribuir para que a Exponencial seja uma escola em que não só os alunos queiram estudar mas também os profissionais queiram trabalhar”, comemora.
Patrícia também é sócia da Near Consultoria, uma empresa que realiza modelagem de negócios, desenho de processos, captação e retenção de talentos, otimização de recursos, entre outros serviços. Por convite de Aline Cossetin, ela também se tornou coautora no livro “Mulheres de sucesso”, da Editora Mazalti, e está envolvida na elaboração do livro “Líderes do século XXI”, da mesma publicadora.
No final de 2022, Patrícia foi convidada a participar de um grupo que encoraja e orienta mulheres empresária de Nova Mutum: o Meninas de Negócios. O projeto já conta com mais de 500 empreendedoras, e Patrícia oferece seu apoio e conhecimento, recebendo de volta na mesma medida.
“O que mais me auxiliou na minha jornada foi nunca estar contente com as coisas como elas estavam. Eu sempre acreditei que dá para melhorar, que dá para fazer diferente, dá para aprender com alguém. E mesmo nas coisas que já sei, estou sempre aberta a ouvir o que os outros têm a dizer”, comenta.
“Nós não precisamos saber tudo, não precisamos ser bons em tudo. Nós sempre podemos buscar pessoas que nos auxiliem nessa caminhada. E nós também podemos dar a contrapartida de ter interesse genuíno pelas pessoas”, finaliza.