Portal Live

Portal Live

Claudia Bussolaro Chenet, Psicóloga que retorna aos trabalhos em Nova Mutum

Psicanálise : Uma teoria sempre atual nas demandas dos sintomas contemporâneos .

 

Claudia Bussolaro Chenet, Psicóloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, inscrita no CRP 18/01092.

 

Afinal, o que vem a ser a Psicanálise? E o que ela tem a ver com os sintomas e doenças da atualidade?

 

A Psicanálise é um tratamento baseado na fala, na associação livre do paciente.

 

Encontrar palavras para poder expressar o próprio sofrimento permite tomar consciência da origem desse sofrimento, viver uma reelaboração da sua história e até uma possível rescisão dos sintomas que vem se manifestando.

 

Cartão de visitas 5x9cm

 

Quem sou eu?

 

 

Me chamo Claudia Bussolaro Chenet, sou Psicóloga e Psicanalista. Me formei em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2008.  Escolhi a Psicanálise como profissão após anos de vivências de análise pessoal.  Em meu consultório, localizado na Qually Vida,  atendo individualmente adolescentes e adultos que buscam por uma escuta especializada e um atendimento humanizado.

 

Quando me formei em Psicologia abri minha primeira clínica de psicanálise em Sorriso-MT , cidade onde residi com meus pais e irmãos. Lá, iniciei os primeiros anos de atendimentos e também formei um grupo de estudos com outras profissionais psicólogas,  continuando minha formação com estudos teóricos e supervisões clínicas.

 

Em 2010, eu e meu marido, Diego Chenet, viemos para Nova Mutum empreender, e iniciar nossa vida de casados. Com apoio da nossa família abrimos uma nova empresa no ramo de Combustíveis.

Aqui em Nova Mutum, eu atuei por mais alguns anos na clínica com consultório na Qually Vida, e depois, no ano de 2014, optei em me dedicar à empresa da família, e logo em seguida, às minhas duas filhas, Lara e Elis. Meu desejo de acompanhar o desenvolvimento delas nos primeiros anos de vida, soou mais alto, e norteou as minhas decisões em relação a profissão de Psicóloga.

 

2023 foi o ano em que escolhi retomar o trabalho clínico. Foi então que, minha amiga Letícia, uma amizade que veio da nossa adolescência lá em Sorriso, sabendo da minha retomada aos atendimentos, tornou a me convidar para integrar o quadro de Profissionais da sua clínica. E assim, muito feliz e agradecida, reiniciei lá, no mesmo local de antes.

 

E esse foi um dos recomeços da minha vida, porque afinal:   “ Sempre é tempo de fazer o que se sonha. “

Mas Claudia, a Psicanálise só trata do passado?

 

A Psicanálise não trata do que passou, porque já passou. A Psicanálise trata do que ficou, porque nem tudo que vivemos, de fato, passa. Percebe que há coisas que ficam?   Algumas vivências nos traumatizam, ou permanecem em nossos pensamentos e sentimentos do dia a dia, influenciando nossas escolhas e nossos relacionamentos, causando novos sintomas na mente e no corpo.

 

A nossa vida é repleta de histórias, cheias de sentimentos e emoções que formaram quem somos. Histórias que continuam conosco, até que possamos resolver isso tudo que não passou, que ficou em nós, e que ainda, de algum modo, dói.

 

Fazer análise é então, se submeter a um tratamento profundo. É preciso humildade e coragem para olhar para dentro de si e reconhecer que, estão ali presentes tantos sentimentos e pensamentos. É preciso também, lidar com as resistências que se erguem ao tocarmos em conteúdos tão profundos da alma no decorrer do processo de análise. Parece mais fácil colocar uma tampa sobre tudo né, e tentar esquecer. Mas é lidando com o sofrimento que, um dia, enfim, podemos falar sem sofrer.

 

Essa experiência de ser analisado, gera autoconhecimento, e consequentemente, segurança para decidir e leveza para o viver.  Com análise é possível encontrar e proporcionar a si mesmo saídas mais saudáveis para o sofrimento que não seja a formação de sintomas. É possível encontrar saídas criativas para amar e trabalhar.

 

Há muito tempo, já nos ensinava Sigmund Freud, criador da Psicanálise, que o ser humano, para não adoecer, precisa amar e trabalhar.

 

E Claudia, se aprende Psicanálise em um curso?

 

A formação de psicanalista é contínua, não tendo início ou fim. Ela acontece pelo que chamamos de tripé para a formação, constituído por:

 

  1. análise pessoal,

  2. supervisões clínicas e,

  3.  estudo da teoria psicanalítica.

 

E foi da minha experiência de análise pessoal, iniciada ainda na época da faculdade, que descobri e vivenciei o processo de ser analisada, e vi surgir em mim o desejo de também trabalhar como Psicanalista.

 

E assim hoje sigo, fazendo o que me propus a viver, atendendo toda pessoa que busca ajuda para continuar vivendo,  para lidar com suas angústias e sofrimentos, para lidar com doenças que as acometem, com dificuldades nos relacionamentos com cônjuges, filhos ou pais, e outros sintomas como depressão, melancolia, obsessões, desejos suicidas, vícios, ansiedades, luto, tristeza profunda, dúvidas,… enfim, tudo que traga sofrimento e dificulte o viver.

 

Acredito que, com ajuda de profissionais éticos, podemos nos curar e encontrar energia para seguir vivendo nossos sonhos.

O autoconhecimento possibilita que façamos escolhas e tomemos decisões mais assertivas na vida, seguindo nossos valores e princípios, se responsabilizando pelos nossos atos e pela nossa vida, agindo com mais certeza e segurança dos nossos desejos e vontades.

Quem faz análise sabe bem do que estou falando!

 

 

Atendo adolescentes, adultos e idosos, individualmente e com hora marcada, no meu consultório, ou, de forma on-line para pessoas de outras localidades.

 

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima