A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT) entregou, na quinta-feira (04.04), aproximadamente 350 câmeras do programa Vigia Mais MT à Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande para serem instaladas em Parceria Público-privada entre os associados daquela entidade em parceria e atendendo as demandas de segurança pública do município de Várzea Grande.
A entrega foi feita na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública, e contou com membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande, com os dirigentes da Secretaria de Estado de Segurança Pública, representados pelo Cel Heverton Mourett, do Sub-Chefe do Estado Maior Geral da PMMT, Cel José Nildo, do Comandante do 2º Comando Regional de VG, Cel PM Januário, do Cmt do 4º BPM, Ten Cel PM Jean Lima, do Coordenador do CIOSP – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, Delegado Cláudio Alvares Sant´ana, dentre outras autoridades.
Representando o município de Várzea Grande, estiveram presentes o Secretário Municipal de Defesa Social, Cel PM RR Alessandro Ferreira da Silva e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano que falaram em nome do Prefeito Kalil Baracat, informando sobre a parceria que já está em execução do compartilhamento das imagens das diversas secretarias do município com o programa VIGIA MAIS MT e que já estão produzindo bons frutos.
O Secretário Charles Caetano enfatizou a importância da tecnologia de segurança pública para apoiar no desenvolvimento da cidade, no fomento de novas empresas e automaticamente contribuindo para a geração de emprego e renda.
O Secretário Municipal de Defesa Social, Cel Alessandro Ferreira da Silva, disse que desde o final do ano de 2023, foi assinado o Termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que veio a tomar maior corpo no início do ano de 2024, com o compartilhamento das imagens da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana sendo inseridas no programa VIGIA MAIS MT.
“As câmeras serão instaladas com as devidas orientações e o assessoramento da equipe técnica do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP). Serão locais com maiores frequências de ocorrências que envolvem a segurança pública. Porém é importante ressaltar que só com as câmeras existentes em Várzea Grande foi possível recuperar somente no mês de março de 2024, 20 veículos roubados, segundo constatado pelo CIOSP. Com o reforço destes equipamentos, e com os serviços integrados de segurança pública, vamos ter uma cidade mais monitorada, o que vai ajudar na elucidação das ocorrências policiais e sinistros de trânsito”, explicou o Coronel.
Na avaliação ainda do Cel Alessandro, a instalação das câmeras trará grandes benefícios à população no quesito Segurança Pública.
“Essas Câmeras, com certeza vão dar mais segurança a nossa população, principalmente na área do comércio, onde as pessoas poderão transitar com mais segurança, sabendo que está havendo monitoramento contra crimes que possam ser cometidos, e vai coibir e muito a ação dos bandidos. Temos que agir na prevenção e repressão aos crimes e roubo de carros. As OCR’s, por exemplo, que são as câmeras que fazem leitura de placas de veículos e permitem o cruzamento de dados e informações para saber se são roubados e furtados. Também tem as câmeras fixas e dos modelos speed dome, com zoom de aproximação da imagem e captura de imagens de 360o, o que facilitará a identificação de crimes. As imagens captadas são acompanhadas em tempo real pelo CIOSP e pelos policiais e guardas municipais que atuam em atividades operacionais”, explicou o Coronel Alessandro.
Outra vantagem de ter as novas câmeras, disse Cel Alessandro, será a integração do que já existe no município implantadas, a exemplo das câmeras já em funcionamento e instaladas pelas secretarias de Saúde e Educação, que serão integradas a estas novas, o que dará uma maior cobertura de vigilância por câmera na cidade.
“Os serviços de Segurança Pública da cidade de Várzea Grande vão estar integrados, entre as secretarias municipais, como exemplo a de trânsito, que são colocadas pela secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, as faixas de seguranças, quebra-molas em lugares estratégicos, radares para coibir a violência no trânsito e também, para punir os infratores. Agora as novas câmeras vão integrar com as já existentes, possibilitando seu uso em prol da segurança pública do município. O que queremos é ter uma cidade mais segura e dar a população bem estar e mais qualidade de vida”, disse ele.