03/04/2024
Maysa aponta falta de políticas à autistas em Cuiabá
A vereadora Maysa Leão (Republicanos), utilizou a Tribuna da Sessão Ordinária desta terça (02.04) para apontar a falta de políticas públicas aos autistas na cidade de Cuiabá. A fala faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma das bandeiras do mandato da vereadora republicana. Mãe atípica, a parlamentar lembrou que a realidade do seu filho, não é a mesma dos cidadãos de Cuiabá, que dependem exclusivamente do Serviço Único de Saúde (SUS).
“A realidade do meu filho não é a realidade dos autistas que estão na fila do diagnóstico. Nós temos mais de 1000 crianças na fila por diagnóstico. Não há direitos sem laudo. Não temos terapias sendo oferecidas nas unidades de reabilitação, porque só temos uma”, relatou a vereadora Maysa, apontando Centro Especializado de Reabilitação (CER) do Planalto, a única a oferecer atendimento aos autistas.
Maysa alertou também no plenário sobre os riscos de não haver terapias para as crianças autistas e evidenciou o déficit de atendimento na capital: “O CER Planalto atende cerca de 100 pessoas autistas matriculadas nas nossas escolas municipais. Nós temos 1500 autistas só nas escolas municipais. Isso significa 1400 crianças sem a oportunidade que o meu filho tem de se desenvolver, de ter autonomia, de se tornar um adulto que vai poder realizar os seus sonhos. A infância dessas crianças está sendo perdida no município de Cuiabá porque não há política pública para autismo em Cuiabá”. 
Autora da Lei n° 6.836/2022, que cria a publicização do fluxograma da jornada da pessoa autista, apontou que mesmo com a aprovação do dispositivo, o fluxograma não existe em Cuiabá – uma vez que o mesmo serve para que as famílias saibam qual caminho seguir quando há o diagnóstico:
“Cuiabá virou as costas para o autismo. Essa é a realidade. A realidade são crianças que não conseguem nem acesso ao laudo. Existe uma lei que eu apresentei nesta casa e aprovei. Sabe o que significa isso? Mostrar nas unidades de saúde qual é a jornada do autista no município de Cuiabá. E sabe o que foi descoberto? Que ela não existe. A partir do momento que a Lei de Publicização da Jornada do Autista foi aprovada, nós conseguimos comprovar que no município de Cuiabá não existe jornada do autista. Então, não. Nós não queremos homenagens”, exclamou a vereadora Maysa Leão na Tribuna.
Dia Mundial da Conscientização do Autismo
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Da Assessoria
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT