A formação continuada sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência – SIPIA, realizada ao longo da última semana, contou com a participação de cerca de 50 pessoas. Foram quatro dias de treinamento direcionado aos novos conselheiros tutelares eleitos no núcleo regional de Sinop, composto por 14 municípios.
Quem conduziu a capacitação foi a coordenadora estadual do SIPIA, Rebecca Alves Marques, na sede do Senai. “No estado de Mato Grosso nós temos, nesse ano, 383 novos conselheiros tutelares. É no SIPIA onde serão registrados todos os seus atendimentos e onde nós saberemos as violações de direitos de crianças e adolescentes. Esses conselheiros novos que entraram estão super dedicados e comprometidos na utilização do sistema, então tem sido muito proveitoso essa semana aqui”, considerou.
A coordenadora ainda pontuou que, ao longo dos dias, foram abordados vários temas relacionados a casos de violações de direitos de crianças e adolescentes e demonstrada a maneira correta de inserir os dados dentro do SIPIA. “Todas as dúvidas estão sendo tiradas, foram quatro dias, em período integral. Então, eu acredito que eles vão desenvolver um excelente trabalho em seus municípios. Eu queria agradecer ao CMDCA de Sinop, assim como a gestão, a Secretária Sheila Pedroso, por proporcionar a esses municípios do núcleo regional de Sinop essa capacitação”, completou.
O conselheiro tutelar de Sinop, Almir Santos, destacou o potencial que a ferramenta tem para integrar informações e otimizar o trabalho do dia a dia. “A capacitação nos trouxe uma virada de chave, o SIPIA é uma ferramenta excelente, quando a gente vai colocar alguma informação, ele vai tracionando, deixando bem detalhado aquilo que precisamos fazer, fica mais fácil o nosso trabalho. Precisamos sempre, como falamos nas nossas formações do dia a dia, trabalhar em rede e a rede precisa conversar a mesma língua. Então, é primordial a participação de outras cidades como Lucas, Sorriso, Ipiranga”, detalhou.
Paulo Levi, conselheiro tutelar em Ipiranga do Norte, também reforçou a importância da interação entre os municípios, para troca de experiências e compartilhamento de conhecimento entre os conselheiros. “Essa capacitação foi muito boa para que nós pudéssemos interagir. Essa vivência, o espírito de colegiado é importante para o Conselho Tutelar, para trabalharmos unidos e no mesmo pensamento sempre na defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, relatou.
Os demais Conselheiros Tutelares reconduzidos nos municípios serão atendidos pelos coordenadores e vices-coordenadores que irão até eles, tendo em vista as atualizações ocorridas no sistema nos últimos meses, assim, capacitando todo o colegiado.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT