O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (PreviSinop) foi vitrine para 15 RPPS do estado que participaram do 1° Circuito Previdenciário – Café com RPPS promovido pela Apremat, realizado na última semana em Sinop. Pela primeira vez o banco internacional Morgan Stanley, palestrou em solo mato-grossense. Os membros da comunidade previdenciária dos regimes próprios de previdência social tiveram a oportunidade de entender a dinâmica do mercado exterior, a fim de desmistificar os assuntos sobre os investimentos fora do Brasil.
Foram dois dias de capacitação para 80 servidores municipais que aprofundaram seus conhecimentos com as perspectivas do novo cenário econômico e as oportunidades de investimentos e algumas estratégias que poderão contribuir para que estas autarquias possam alavancar seus rendimentos.
O Representante do departamento de relacionamento com o investidor do Banco, Thiago Cavalcante, relatou como foi a experiência em participar do evento. “Para nós, esta foi uma grande oportunidade, ficamos muito contentes, primeiro em ser convidado para participar deste encontro previdenciário e em segundo em fazer isso de maneira presencial. Para o brasileiro como um todo, falar de investimentos no exterior, principalmente olhando para o investidor institucional, ainda é algo muito incipiente. O mundo é muito grande e faz sentido entender a proporção do mesmo e as inúmeras possibilidades que se tem. Vantagens e desvantagens para investir fora do país frente aos investimentos locais. Mas conhecimento é o nome do jogo e é nessa frente também que buscamos estar com os RPPS’s, compartilhando informações e trocando ideias. Aprendendo com os regimes próprios sobre as suas perspectivas, dificuldades e quão complementar pode ser a nossa solução ou o que a gente pode trazer para suprir a dor que cada instituição tem”, pontuou.
A superintendente executiva previdenciária, Daniela Sevignani, falou sobre como foi para o PreviSinop sediar um evento dessa magnitude. “Trazer através da Apremat essa capacitação é a realização de um ideal que tracei quando assumi como superintendente do instituto. Quando falamos em RPPS, temos que lembrar que não estamos sozinhos, temos a responsabilidade em pensar nos RPPS’s menores. Sinop tem condições de participar dos congressos nacionais, mas existem RPPS no estado com a realidade diferente da nossa. Descentralizar este evento da capital é dar condições para que todos tenham acesso a estas informações. Esse é o cunho associativo da Apremat, fortalecer os RPPS em todo estado. Tivemos uma visão positiva do evento, superamos o número de inscritos e a vinda destes RPPS’s foi excepcional. Marcamos história ao receber o banco americano Morgan Stanley. Só temos a agradecer a Apremat e aos RPPS’s que participaram do evento”, destacou.
A diretora-executiva do Mutumprev, Edna Bonetti, detalhou como foi participar do evento. “Foi um evento maravilhoso, e essa troca de experiências é sempre muito válida. Nós levamos para o nosso município muita coisa boa. Aprendemos a sair da nossa zona de conforto e buscar sempre o melhor para nosso RPPS. Parabenizo a superintendente do PreviSinop, Daniela pela iniciativa junto a Apremat que sempre valoriza e preza pelo nosso aprendizado nos trazendo sempre novidades”.
O diretor-executivo do Previap Luan Zagli, também compartilhou como foi a vinda dele e dos demais servidores do município de Apiacás ao evento previdenciário. “Nossa região fica longe da capital e para nós fica mais difícil trazer conselheiros e servidores, mas estávamos convictos em participar deste evento que para nós, foi muito interessante. Este evento realizado em Sinop, nos possibilitou adquirir mais informações, conhecemos novas realidades que irão, com certeza, contribuir para o nosso dia a dia”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT