O grupo teatral Trupe Trikelê entrou em contagem regressiva para sua primeira apresentação ao público sorrisense. A estreia acontece nesta sexta-feira (22.03), às 9h, na Câmara Municipal de Vereadores, com entrada gratuita.
Diretor geral do projeto, Maurício Ricardo, explica que a proposta da trupe é utilizar uma linguagem poética, respeitando a sensibilidade e a cognição, para entreter e conscientizar o público infantil sobre os mais variados temas.
“É tudo muito dinâmico e inovador. No palco, os artistas recriam sons, movimentos e expressões corporais criando uma sintonia única com os expectadores”, afirma Maurício sem esconder o entusiasmo com o projeto.
“Nosso intuito é valorizar a cultura, os ritmos e a instrumentalidade característica do povo brasileiro. A criatividade e o amor pela arte nos inspiram a estabelecer essa relação acolhedora com o público”, emenda.
Sobre a Trupe Trikelê de Histórias
Inspirado no espetáculo da Trupe Pé de Histórias, que se apresentou no Município em setembro de 2023, a Trupe Trikelê de Histórias é composta por servidores lotados na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), cujas regionalidades de atores e músicos se fundem aos roteiros cuidadosamente escritos para o público infantil.
“São profissionais talentosíssimos e capacitados para conduzir o projeto do início ao fim. Ou seja, não será necessário trazer artistas de outros estados para entreter e conscientizar nossas crianças. Estamos trabalhando para que nossas contações de histórias sejam fonte de aprendizado e de inspiração para todas as crianças de Sorriso”, assinala um dos idealizadores do projeto, Antônio de Paula.
“Ver um projeto tão lindo como esse saindo do papel e ganhando vida é algo muito prazeroso. O talento e a dedicação com que a equipe tem se dedicado ao projeto mostra que essa iniciativa será um divisor de águas na Cultura sorrisense”, avalia Salles Fernandes, secretário-adjunto da pasta.
Contação de histórias
O espetáculo traz algumas das mais conhecidas fábulas de Esopo e La Fontaine, entre elas: “A Cigarra e a Formiga”, “O Leão e o Ratinho”, “Dois Sapos”, além da obra de Ricardo Azevedo, “O Macaco e a Onça”, e “O Menino e o Padre”, esta última mantida pelo acervo de domínio público.
O cantor, compositor e instrumentista, Jackson do Pandeiro, tido como um dos maiores ritmistas da música popular brasileira, também será homenageado no espetáculo através dos instrumentos de percussão cajón, pandeiro, caxixi e triângulo.
Ficha técnica
Idealização de projeto: Antônio de Paula
Direção geração: Maurício Ricardo
Direção musical: Elison Nunes
Atriz: Yasmin Siqueira
Serviço
O que: Apresentação da Trupe Trikelê de Histórias
Quando: dia 22 de março (sexta-feira), às 9h
Onde: Câmara de Vereadores de Sorriso
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT