Conselho Tutelar enviou três conselheiras para atender a obrigatoriedade de capacitação do Sipia que está acontecendo em Sinop.
No período de 19 a 22, três conselheiras de Sorriso estão participando de uma capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), que é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Por tanto, durante essa semana, ou seja, de terça-feira até sexta-feira, apenas dois conselheiros atenderão as demandas do Conselho tutelar de Sorriso.
O Sipia tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor. Sendo assim, todas as unidades do Conselho Tutelar devem trabalhar em consonância com o sistema nacional.
A base do Sipia-CT é o Conselho Tutelar, para o qual se dirigem de imediato as demandas sobre violação ou não atendimento aos direitos assegurados da criança e do adolescente. Daí a necessidade dessa capacitação.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT