15/03/2024
Câmara sedia exposição que conta história de patronos de oito unidades escolares
A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu a exposição de patronos de oito unidades escolares em alusão ao Dia do Patrono nesta sexta-feira (15.03), estabelecido pela Lei 6.709/21, de autoria do vereador Mário Nadaf (PV). Ele foi o responsável por levar informações sobre as histórias das pessoas ilustres que batizaram escolas e creches municipais da capital. 
Na exposição, realizada no saguão da Casa de Leis, foi trazida informações sobre os patronos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Tereza Lobo, Pedrosa de Morais, Orzina de Amorim Soares, Silva Freire e Jescelino Reiners e das creches CMEI Coronel José Meirelles, CEIC Santa Clara e João Batista Scalabrini. 
O vereador explica que a sugestão para homenagear os patronos das unidades escolares veio de moradores do bairro Coophamil para levantar a memória das pessoas ilustres que emprestam seus nomes para creches e escolas. Informar quem foram esses professores, autoridades e religiosos que batizam as unidades. 
“Fazer exposições, palestras e debates é o principal eixo da lei para se celebrar o Dia do Patrono, neste dia 15 de março. O segundo eixo é manter viva uma historiografia desse homenageado, deste patrono, dentro da unidade escolar. Já o terceiro eixo é que as unidades mantenham em suas paredes, uma imagem e uma breve biografia para que essa memória possa ser definitivamente mantida nesse habitat escolar”.
A diretora da CEIC João Batista Scalabrini, Maria Conceição, parabenizou o vereador pela proposta e destacou que, muitas vezes, a comunidade escolar não dá importância para quem foi a pessoa que empresta o nome da escola, mas essa lei mudou a realidade. 
“Desde o ano passado, nós começamos a levantar as informações sobre o padre João Batista de Scalabrini. É uma coisa muito boa e a gente se sente mais leve, sabendo onde nós estamos, porque nós estamos e quem é o nosso patrono”. 
João Batista Scalabrini foi canonizado pela Igreja Católica em 2023. Ele é considerado como patrono dos imigrantes, em razão de sua ordem. O sacerdote dedicou a vida em prol desta luta, de acolher os imigrantes, que muitas vezes foram forçados a deixar sua terra natal por questões políticas, guerras ou outros motivos.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT