Portal Live

Portal Live

Prefeitura reforça compromisso com agricultura familiar em visita à comunidade rural

Nesta semana, representantes do Governo de Lucas do Rio Verde visitaram comunidades rurais para ver de perto a produção de frutas e legumes e debater demandas com pequenos produtores. Durante os últimos anos, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente tem fortalecido a agricultura familiar no município, através de diversos projetos que atendem o setor.

Na ocasião, o prefeito Miguel Vaz enalteceu o trabalho dos pequenos produtores e falou sobre a importância de fortalecer, ainda mais, a agricultura familiar.

“Colher o fruto direto do pé não tem preço. E fruto com muita qualidade! Hoje estamos aqui conhecendo essas pequenas propriedades, que já são atendidas pela equipe técnica da Prefeitura. A Secretaria de Agricultura tem realizado, ao logo dos últimos 3 anos, vários projetos voltados ao pequeno produtor. São projetos que visam melhorar as condições de trabalho dos agricultores familiares e aumentar a sua produtividade e renda. Esse é um investimento que dá muitos frutos, literalmente. Fortalecer a agricultura familiar é imprescindível para um desenvolvimento rural sustentável!”, disse o gestor.   

Ações que fortalecem a agricultura familiar

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente conta com diversas ações e projetos para fortalecer a agricultura familiar em Lucas do Rio Verde. Dentre eles estão:

Projeto Frutifica Lucas; Campo 365 -Experimentos da Agricultura Familiar; Mercados dos Produtores; Serviço de Inspeção Municipal; Programa Selo de Origem; Projeto Apicultura – APILUCAS; Patrulha Agrícola Mecanizada; Serviço de Assistência Técnica para Agricultura Familiar; Horto Municipal; Projeto Sementes do Amanhã (Parceria com Syngenta 15000 mudas nativas); Programa Análise de Solo (Termo de Parceria com a Solo Certo Laboratório de Análises de Solo); ATEG Apicultura e Olericultura (SENAR) e Distribuição de Calcário.

Entre algumas conquistas, está a construção do “Mercado do Produtor Luiz Alberto Tecchio” e o fortalecimento da Cooperlaf. Além disso, em 2023, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu a maior parte dos alimentos utilizados no preparo do cardápio da merenda escolar de pequenos produtores rurais do município. De acordo com os números levantados, foram adquiridos em produtos da agricultura familiar R$ $1.768.918,61. Isso representa um percentual de 85% do valor repassado à Secretaria Municipal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), quando a exigência, de acordo com a legislação brasileira, é de no mínimo 30% do FNDE.

O secretário da pasta Paulo Nunes ressaltou alguns dos principais projetos voltados para a agricultura familiar e falou sobre os novos maquinários que serão entregues em breve. “Temos os projetos da Frutifica Lucas, da Apicultura e a revitalização do Horto Municipal, onde pretendemos produzir mais diversidade de mudas. Além disso, a secretaria deve entregar, neste ano, novos maquinários e equipamentos para ampliar o atendimento da agricultura familiar através da Patrulha Agrícola Mecanizada”.

Visitas à comunidade rural

Durante as visitas, o prefeito Miguel Vaz e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Paulo Nunes puderam debater as demandas com os pequenos produtores e ver de perto como eles cultivam seus produtos, que saem do campo para a mesa dos luverdenses. Todos eles receberam mudas frutíferas através do Projeto Frutifica Lucas, da Prefeitura.

Na Comunidade Quatá os senhores Marcio Scheuermann e Alceu Polacinski abriram suas porteiras para mostrar suas cultivares. Eles fazem parte dos 30 chacareiros do “Projeto Quatá” e produzem banana, maracujá e mandioca.

No entorno do município ficam as plantações de banana, mamão, mandioca e melancia do agricultor familiar Rafael Casonatto, que hoje comercializa seus produtos no comércio local e fornece para escolas no município.

O senhor Altamir Ziliotto e seu filho Altamir Ziliotto Júnior são produtores de Pitaia na “Comunidade 30 de Novembro”, em Lucas do Rio Verde. A fruta é vendida para os supermercados locais e nas Feiras dos Produtores do município.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Rolar para cima