Várzea Grande se prepara para celebrar um momento significativo em sua história neste sábado, 2 de março, às 18h, com a inauguração da Praça Nossa Senhora da Guia. A iniciativa, fundamentada pela Lei Municipal 5109/2023, transformou a rotatória em frente ao Aeroporto de Várzea Grande em um ponto de referência que não apenas homenageia a padroeira da cidade, mas também se torna um cartão postal e um novo ponto turístico.
A localização estratégica da praça, na confluência em das três principais vias da cidade – João Ponce de Arruda, Avenida Presidente Artur Bernardes e Avenida Filinto Muller – a torna acessível e visível para moradores e visitantes, consolidando seu papel como um espaço emblemático para a comunidade.
A construção da praça, coordenada pelo Arquiteto Enodes Soares Ferreira, é fruto da colaboração entre a prefeitura, os festeiros e fiéis da comunidade católica local. Em 2023, a imagem de Nossa Senhora da Guia foi adquirida, dando início ao processo de urbanização que inclui bancos, iluminação cênica e em LED, e um chafariz representativo das águas por onde a primeira imagem da santa chegou à cidade.
O pedestal de granito, que sustenta a imagem da padroeira, é mais do que um suporte. Ele carrega em sua base os pontos cardeais e, na ponta da Rosa dos Ventos, a distância de 12 Santuários Marianos ao redor do mundo em relação à Várzea Grande, destacando a conexão global da devoção a Nossa Senhora da Guia.
Um feito importante foi a declaração, por meio da Portaria 5051/2023, feita pelo prefeito Kalil Baracat, reconhecendo as comemorações da tradicional festa de Nossa Senhora da Guia como patrimônio cultural, histórico e imaterial. “Este ato ressalta a importância da criação deste espaço como um marco de referência turística, cultural e religiosa para o município”, disse o prefeito.
A imagem da santa, confeccionada pelo artista local Tchelo Santos, é uma expressão artística que se soma aos trabalhos anteriores do mesmo artista, incluindo os bustos de figuras ilustres de Várzea Grande, como Couto Magalhães e da professora Sarita Baracat.
A inauguração contará com a bênção do Arcebispo Metropolitano Dom Mário, conforme anunciado pelo Padre Kleber, Pároco da Igreja Matriz de Várzea Grande. O religioso destaca que a praça representa “a renovação da fé no caminho diário a Jesus” e ressalta que “quem passar pela praça verá que a cidade é zelada por uma mãe carinhosa”.
A história de Nossa Senhora da Guia, transmitida pelo Padre Kleber, revela a origem da devoção, remontando a 1867, quando um casal de portugueses, de volta ao seu país, deixou a imagem no local onde hoje está a igreja. A história narra a chegada da imagem até a região, transportada por barco até Mato Grosso do Sul e, em seguida, por burro até Várzea Grande, onde a santa escolheu permanecer :“Dizemos que ela escolheu permanecer poque o burrinho não conseguia mais carregar ela e quando era retirada o animal caminhava normal, quando colocada ele se abaixava como se a imagem estive pesada então o casal entendeu que a santa queria ficar aqui em Várzea Grande”.
A inauguração da Praça Nossa Senhora da Guia promete ser um evento marcante, unindo passado, presente e futuro na celebração da devoção e história que moldaram Várzea Grande ao longo dos anos.
Serviço:
O QUÊ: Praça Nossa Senhora da Guia em Várzea Grande
DIA E HORA: Sábado, 02/03, 18h
LOCAL: rotatória em frente ao Aeroporto de Várzea Grande