Entendendo a importância do preparo dos professores em primeiros socorros, a secretaria de Educação (Semed), cumpre a determinação da Lei Lucas (13.722/18), realizando a capacitação dos professores e funcionários da Escola Municipal. A lei objetiva proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes comuns que podem ocorrer dentro dos ambientes escolares.
O texto da lei explica que o curso de primeiros socorros deverá acontecer todos os anos para capacitar e reciclar funcionários e professores municipais de ensino e recreação. A formação está sendo ministrada pela Bioseg, empresa terceirizada e especializada em Segurança do Trabalho e está sendo realizada pelo Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor) de Sorriso.
Em torno de dois mil profissionais, entre professores, secretários de escolares, gestores, monitores de ônibus, motoristas e equipe gestora estão passando por aulas teóricas e práticas presencias, além de oficinas, abrangendo de forma prioritária, a natureza e a faixa etária do público atendido nos estabelecimentos de ensino, crianças de 6 meses completos até 12 anos de idade.
Com objetivo de garantir que todos saibam agir nos primeiros socorros até que a assistência médica especializada chegue ao local, a formação dos profissionais da Educação de Sorriso teve início na segunda-feira, 19 de fevereiro e segue até o dia 08 de março.
A secretária Lúcia Korber Drechsler, enfatiza que esse treinamento é muito importante para que os profissionais estejam habilitados a atuar em caso de emergência. Os primeiros socorros são ações que devem ser feitas rapidamente, logo após o acidente, fator que podem evitar o agravamento do problema. “Saber agir até que chegue socorro profissional, pode salvar vidas.”
“Os profissionais, são orientados desde a vestimenta até os métodos de segurança e controle emocional diante da situação. Antes de qualquer procedimento de primeiro socorro, é importante que o socorrista tenha em mente a necessidade de manter a calma; afastar os curiosos; garantir que o serviço de emergência seja chamado”, completa a Gestora.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT