Profissionais que atuam na Secretaria de Assistência e que desempenham funções de técnicas, orientadoras e coordenadoras de programas sociais estão participando nesta terça-feira (20), de uma capacitação continuada. A formação, que está sendo realizada no Centro de Convivência Vovô Zeid, faz parte do processo permanente de aprendizagem e alinhamento dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Assistência Social.
O treinamento está sendo ministrado pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), uma vez que os municípios desenvolvem programas sociais que são acompanhados e fiscalizados pelo Governo do Estado de Mato Grosso.
Como explica a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, a busca pela formação continuada das pessoas que desempenham funções com politicas públicas se faz necessária, até porque todos os dias temos que lidar com situações que envolve ações, serviços e até de conflitos, por isso é importante que todas as equipes estejam alinhadas e que possam desenvolver com êxito os seus trabalhos.
A coordenadora da Proteção Básica da Setasc, Gisele Rodrigues Martins, disse que uma das atribuições da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania, por meio da Superintendência de Serviço Social, é o de garantir apoio técnico e assessoramento dos municípios. “Esse é um momento de encontro dos grupos que atuam na Proteção Especial Básica do município de Várzea Grande. Essa ação é muito importante para que para aprimorarmos a oferta de serviços, a exemplo dos Centros de Convivência, para que possamos esse acompanhamento mais próximo, dando orientações, sempre com o objetivo de oferecer a melhor prestação de serviço para a população”.
A coordenadora informou ainda que essa é a primeira capacitação realizada no município neste ano de 2024. “No ano passado realizamos as capacitações no município sendo que foram tratadas de outras pautas, onde a nossa equipe focou em realização de cursos sobre trabalho social em família no âmbito do PAIF, e neste ano estamos executando outras ações. Essa é a primeira atividade que estamos realizando aqui em Várzea Grande, e temos a certeza de que será um dia de muito aprendizado e compartilhamento de informações. Outros municípios também estão sendo assistidos, conforme o planejamento destinado para cada região”, completou.
A coordenadora da Proteção Básica do município, Bernadete Miranda destacou a importância da capacitação para as equipes que atuam na proteção básica, assim como para outros grupos de serviços sociais. “É necessário que as equipes estejam alinhadas para desenvolverem as suas funções, por isso essa capacitação é necessária. A participação do Governo do Estado, em especial da Secretaria de Assistência Social e Cidadania têm sido fundamentais na execução de vários programas e ações desenvolvidas no município, e essa participação fortalece ainda mais o trabalho em prol daqueles que vivem em vulnerabilidade social”.
MODELO: Várzea Grande tem apresentado resultados positivos em vários programas e serviços sociais executados no município e voltados para todas as faixas etárias, a exemplo do programa Criança Feliz, que sempre recebe visita de representantes de municípios de Mato Grosso.
O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta para que famílias com crianças até seis anos sejam assistidas com ações e programas que promovam o desenvolvimento integral, bem como o fortalecimento de vínculos familiares.
Em agosto de 2023, a equipe das cidades de Barão de Melgaço, Cláudia, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Querência, Água Boa e Nova Xavantina, vieram observar as atividades desenvolvidas junto às comunidades e famílias atendidas em Várzea Grande.
A visita foi coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) e faz parte da capacitação continuada – junto aos municípios que desenvolvem o programa Criança Feliz – que é acompanhada e fiscalizada pelo Governo do Estado.
A equipe técnica do programa Criança Feliz é composta por três visitadoras: Fabrícia da Silva Campos, Melissa Maria de Barros e Tatiane Maria de Almeida, com apoio da equipe do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS – unidade Jardim Glória, Benedita e Kauane, e da Assistente Social, Nita Prado.