“Estou muito emocionada de estar aqui, sou muito grata, pois estou em Sorriso há dez anos, há cinco eu trabalho no mesmo emprego e ter este documento é muito importante, quero só agradecer e desejar que cada um aqui possa seguir sua vida e conquistar seus objetivos”. A fala, emocionada, é de Eloiza Nunes Alves, que saiu da Prefeitura, na manhã desta sexta-feira (16.02) com o documento de posse da casa em mãos.
Assim como o título de posse entregue à Eloiza, outros cinco foram entregues pela Administração Municipal a moradores dos bairros São José e São Domingos. A ação, simbólica, evidencia o trabalho conjunto que vem sendo realizado para promover a regularização fundiária urbana em Sorriso.
“Sabemos o quão importante é este documento, é ter ‘no papel’ a posse do imóvel que já pertence à família há muito tempo”, destacou o prefeito Ari Lafin, contextualizando que, para muitas pessoas, fazer “por conta” todo o trâmite necessário à regularização é um tanto complicado, principalmente em situações que envolvem imóveis oriundos de conjuntos habitacionais viabilizados em programas sociais.
Não é simples mesmo. “Muita gente disse que eu não ia conseguir, e quero muito agradecer por estar com este documento em mãos, já que meu tempo é muito corrido e sem este trabalho feito por aqui, realmente seria muito difícil”, destacou, no modo “gratidão”, Carlos Cordon de Oliveira.
Pois é, o trabalho conjunto feito por equipes da Secretaria da Cidade (Semcid), Secretaria de Assistência Social (Semsas), via Departamento de Habitação, já garantiu a entrega de mais de 100 títulos nestes bairros e outros 100 podem ser também viabilizados, bastando que o proprietário demonstre interesse. “Basta procurar o Ganha Tempo Zona Leste, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h”, informa a servidora Mara Cruz.
Coordenador do Departamento de Habitação, Brendo Braga complementa que informações sobre este e outros processos ligados à regularização fundiária podem também ser obtidas no Ganha Tempo Central, no Paço Municipal (sede da Prefeitura), na Secretaria da Cidade (Semcid) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Município.
“É um trabalho que exige muita integração, soma de esforços, resgate de documentos, mas que é imensamente gratificante”, reitera a secretária de Assistência Social e primeira-dama de Sorriso, Jucélia Ferro.
O secretário de Governo, Hilton Polesello, lembrou que, no Residencial Nova Aliança tem sido igualmente intenso o processo de regularização fundiária. Já foram disponibilizados os contratos (com valor de escritura) para cerca de 160 famílias e, a intenção é de, durante este ano, gradativamente, por meio Regulariza Sorriso, garantir que as 245 famílias do residencial estejam com o documento.
O mesmo trabalho de regularização fundiária, que também já foi executado nos distritos de Caravágio e Primavera, deve igualmente ser feito em outros pontos de Sorriso, como nos bairros Benjamin Raiser, Santa Maria e São Francisco.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT