O Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser está em ritmo de ‘folia’ neste mês de fevereiro. O espaço vinculado à Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj) preparou uma exposição pra lá de colorida para contar a evolução do carnaval brasileiro.
Aberta na terça-feira (2) e com previsão de encerramento em 14.02, a mostra traz em torno de 25 peças que remetem ao surgimento dos primeiros blocos carnavalescos, entre eles o bloco “Zé Pereira dos Lacaios. Fundado em 1867, em Ouro Preto (MG), o bloco é reconhecido como o mais antigo do país e só deixou de se apresentar durante a 2ª Guerra Mundial e, mais recentemente, durante o período pandêmico, passando pelos corsos (carros conversíveis da elite carioca), trio elétrico até chegar aos luxuosos desfiles das escolas de samba.
“Uma das funções dos museus é contar a história do homem e como a sociedade evoluiu ao longo dos anos. Pensando nisso, o Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser montou essa mostra que retrará a história do carnaval que começa na Idade Média, e está muito ligada ao catolicismo”, explica a professora de arte e graduando em museologia, Vilma Tolentino.
A servidora ressalta ainda que, para tornar a experiência mais atrativa, a exposição é composta por máscaras, fantasias e adereços, além de gravações em vídeo que mostram como os foliões se divertiam naquela época”, contextualiza.
A exposição evolução do carnaval brasileiro pode ser conferida nos respectivos horários:
Segundas e terças-feiras, das 7h às 19h
Quartas as sextas-feiras, das 7h às 22h
Sábado das 18h às 22h
Domingo das 7h às 11h e das 18h às 22h
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT