Ainda na capital do Estado, no fim da tarde de quarta-feira (17.01), o prefeito Ari Lafin apresentou, ao presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil, Leonardo Ananda Gomes, o panorama econômico e social, assim como as potencialidades da Capital Nacional do Agronegócio.
O encontro, do qual também participou um grupo de advogados cuiabanos, foi realizado em um escritório de Cuiabá. O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, acompanhou a agenda.
O presidente da Câmara de Comércio Índia-Brasil, Leonardo Ananda Gomes, que visita Mato Grosso com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre o estado e o país asiático, foi também recebido ontem (18.01), na Assembleia Legislativa.
Ananda destacou, no encontrou com os sorrisenes, que, com a maior população do planeta, e sendo a quinta economia mundial, é grande a demanda da Índia por pulses, o nome dado às sementes secas de leguminosas utilizadas na alimentação, como os feijões, por exemplo.
Durante a apresentação do prefeito, os representantes da Câmara de Comércio ficaram entusiasmados com as potencialidades do município e, segundo o presidente, em breve pretendem trazer empresários da Índia para conhecer Sorriso e região.
Em sua fala, Ari destacou a história de construção de Sorriso, pontuando dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores e os avanços conquistados ao longo das décadas tendo a agricultura como mola propulsora.
Entre os parâmetros apresentados pelos “Sorriso em Números”, se a microrregião fosse um país, ocuparia a 5ª posição mundial na produção de soja com 11,49 milhões de toneladas produzidas em 3.315,236 hectares de área cultivada. A China, 4º maior produtor mundial, produz 19,6 milhões de toneladas em 6.640.882 hectares. No material, também é esmiuçada a produção da soja, do milho, e de demais itens como o feijão caupi e do pescado de água doce.
Mais dados sobre Sorriso
Na lista entre os 100 municípios com maior valor agregado do agro – aquela que Sorriso ocupa a 1ª posição; há ainda a presença de mais 12 cidades que integram o Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires); todas estão entre o top 100 da produção.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT